32ª vítima

Mais um óbito por dengue é registrado no Rio Grande do Sul

O total de vítimas da dengue de janeiro até agora chega a 32, quase a metade do total do ano passado.

Detalhe de amostra com mosquitos Aedes aegypti. Crédito: Marcos Santos/Jornal da USP

Foi confirmada a morte de mais uma pessoa por causa da dengue no Rio Grande do Sul. O total de vítimas da doença de janeiro até agora chega a 32, quase a metade do total de mortes registrado em 2022.

Conforme o CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) e a SES (Secretaria Estadual da Saúde), a vítima é uma idosa de 95 anos, com comorbidades. Ela era residente em Ibirubá e o óbito ocorreu no último dia 11.

A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Entre eles estão febre alta entre 39 a 40°C, com duração de dois a sete dias; dor atrás dos olhos, na cabeça, no corpo e/ou nas articulações; sensação de mal-estar; ocorrência de náuseas, vômitos e diarreia; além do aparecimento de manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 15.477 casos confirmados da doença, dos quais 14.177 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local). No ano passado, foram 57 mil casos autóctones, com 66 mortes.