bairro Menino Deus

Irmãos são detidos por pichação em Porto Alegre

Eles realizavam a pichação de tapumes metálicos de uma obra. Vandalismo foi flagrado pelo sistema de videomonitoramento do CEIC de Porto Alegre.

Vandalismo foi flagrado por câmera do CEIC. Foto: SMSEG/Divulgação

Dois irmãos foram detidos na madrugada desta quarta-feira (24) em Porto Alegre. Eles realizavam a pichação de tapumes metálicos de uma obra na avenida Praia de Belas, no bairro Menino Deus. Os detidos, de 23 e 22 anos, foram autuados em flagrante e encaminhados a uma delegacia.

Segundo os agentes, o irmão mais novo pichava a estrutura de proteção enquanto o mais velho usava uma câmera digital para filmar o ato de vandalismo. O delito, constatado durante patrulhamento de rotina, também foi flagrado pelo sistema de videomonitoramento do CEIC (Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre).

“Este é mais um exemplo da importância do uso da tecnologia a favor da segurança pública. A integração entre as forças de segurança é muito importante, mas são os recursos de imagem que dão sustentação às ações”, ressalta o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

A dupla foi autuada com base na Lei Complementar 12/1975, que prevê pagamento de multa de até 2.600 UFMs (Unidades Financeiras Municipais) em caso de flagrante de pichação. Isso representa um valor de até R$ 13.664,56. Além disso, há obrigatoriedade de reparo do bem vandalizado. Os detidos têm 30 dias para recorrer da medida.