ENFIM A VITÓRIA

Da tranquilidade ao sufoco, Inter volta a vencer e é líder do Grupo B da Libertadores

Agora, o Inter é líder do Grupo B da competição continental, com 8 pontos

Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

O Inter venceu por 2 a 1 o Metropolitanos, da Venezuela, na noite desta quinta-feira (25), em mais uma partida da fase de grupos da Libertadores da América. A partida foi disputada no estádio Olímpico de la UCV, em Caracas. O resultado põe fim a uma sequência de cinco derrotas consecutivas.

Na partida de hoje, o roteiro de 2023 se repetiu. Bons minutos iniciais e queda de rendimento na etapa final. A diferença é que nos primeiros momentos surgiram os gols colorados, que fizeram falta em outras partidas, e no segundo tempo, apesar do susto do gol da equipe venezuelana, o Inter resistiu e trouxe a vitória para Porto Alegre.

Foto: Twitter SC Internacional/ Divulgação

Com uma proposta assertiva de ataque e recheado de reservas, o Inter abriu o placar aos 16 do primeiro tempo, com Alan Patrick, de pênalti. O bom rendimento seguiu até que, aos 29, Luiz Adriano o centroavante recebeu de Alan Patrick dentro da área e chutou rasteiro na saída do goleiro Schiavone.

Foto: Twitter SC Internacional/Divulgação

A vitória parecia encaminhada e os dias tensão para a torcida colorada ficavam no passado. Porém o que viria depois seria uma repetição do filme dirigido por Mano Menezes na temporada: uma queda de performance, que gera debates, críticas, uns dizem que é físico, outros mental, e por aí vai. Fato é que a equipe gaúcha não sustenta o nível de atuação.

Segundo tempo

O Metropolitanos descontou logo aos 4 da etapa final, com Freddy Vargas. Uma falta foi cobrada na área do Inter. Nico Hernández afastou de cabeça, mas nos pés do atacante de adversário. Ele chutou e a bola ainda desviou antes de entrar na meta de John.

A resposta viria em seguida, em uma chance perdida por Pedro Henrique, que não fez boa partida. Mas, no geral, o Inter sentiu o gol. A equipe brasileira não conseguia reter a bola, assim como não encaixava contra-ataques. Defensivamente, chamava atenção o espaçamento dos comandados de Mano Menezes, que não conseguiam o desarme e viam o Metropolitanos transitar com facilidade no campo de ataque.

Mano fez trocas. Mas o cenário se manteve. Até que, aos 26, o lance que definiu a história da partida. Vargas, o autor do gol, cruzou da esquerda e Gómez chegou chutando. O goleiro John, que entrou na vaga de Keiller, fez um milagre com o pé, quando a bola já cruzava a linha.

Aos 38, Sequera, do Metropolitanos, foi expulso por entrada em Baralhas. Mas isso não diminuiu a tensão da partida. Os minutos restantes seriam do Inter resistindo como podia, diante das diversas dificuldades que a equipe tem encontrado na temporada para manter uma boa performance.

Nos acréscimos, houve tempo para Nico Hernández fazer uma falta por trás em Bareiro perto da área e ser expulso. Na cobrança, Lucena cobrou e a bola passou perto.

Coletiva

Em sua fala, Mano Menezes elogiou a postura da equipe no início da partida. Segundo ele, poderiam ter sido feitos mais gols, inclusive.

Sobre a queda na segunda etapa, o treinador a atribuiu a mais de um fator, como a perda de controle da posse da bola e ao espaçamento da equipe.

O fato de a equipe adversária ter feito gol cedo na etapa final contribuiu para o aumento da pressão, analisou Mano. Ele lembrou ainda da ausência de diversos jogadores por lesão

Para ele, diante disso, é simplista dizer que o problema do time é só físico. Ele concluiu que o mais importante era vencer e que ele tem certeza que no curto prazo o time terá um rendimento melhor.

Situação e próximos jogos

Agora, o Inter é líder do Grupo B da competição continental, com 8 pontos. Pela Libertadores, o Inter enfrenta o Nacional, do Uruguai, na quarta-feira, 7 de junho. A partida será disputada no Parque Central, em Montevidéu, às 19h.

No próximo final de semana, o Inter enfrenta o Bahia, no domingo (28), pelo Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Beira-Rio, às 16h.

Escalações

Metropolitanos

Schiavone; Jerry Vargas, Ferro, Moreno e Cova (Marchán); Laszo (Sequera), Larotonda e Cermeño (Bareiro); Gómez (Lucena), Ortiz e Freddy Vargas (Antón) – Técnico: José María Morr

Inter

John; Rômulo, Rodrigo Moledo, Nico Hernández e Thauan Lara; Johnny (Baralhas) e Campanharo (De Pena); Pedro Henrique, Alan Patrick e Wanderson (Matheus Dias); Luiz Adriano (Alemão) – Técnico: Mano Menezes

Cartões amarelos

Metropolitanos

Ferro, Freddy Vargas, Moreno, Antón;

Inter

Nico Hernández, Alan Patrick, Baralhas, Igor Gomes

Cartões vermelhos

Metropolitanos

Sequera

Inter

Nico Hernández

Arbitragem

Árbitro: Nicolas Lamolina (ARG)
Auxiliar: Ezequiel Brailosky (ARG)
Auxiliar: Mariana de Almeida (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)