CAMPEONATO BRASILEIRO

Inter repete erros e perde para o Athletico no Beira-Rio

Equipe de Mano Menezes só jogou por 30 minutos. Criou chances mas não converteu. O castigo veio no segundo tempo

Foto: Ricardo Duarte

O Inter perdeu para o Athletico-PR por 2 a 0, no Beira-Rio, na noite desta quarta-feira (10), pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi a repetição do que vem sendo as atuações do Inter em 2023: um início promissor, com chances perdidas, seguido de um arrefecimento no restante da partida, com melancólico gol sofrido nos instantes finais.

Na primeira etapa, veio este lado do Colorado. Uma investida quase avassaladora. Luiz Adriano acertou a trave aos 7 e aos 20. Pedro Henrique já havia quase marcado de cabeça em cruzamento de Bustos. Mas aos poucos o rendimento foi baixando de intensidade.

Aos 35, o Furacão quase marcou em chute rasteiro de Pablo. O jogo foi para o intervalo já com sinais de que algo devia mudar a partir do vestiário Colorado.

Segundo tempo

Mano Menezes voltou com Thauan Lara no lugar de Renê no intervalo. Mas o que se viu foi um time irreconhecível na comparação com a etapa inicial. O Inter praticamente não chegou próximo à área adversária e, do contrário, assistiu um athletico que se reorganizou na partida e, vendo a possibilidade de vencer, avançou com confiança ao ataque.

O treinador colorado, que via a má atuação da equipe, ao mesmo tempo não esboçava grandes reações. Sua atitude foi colocar Igor Gomes e Gabriel Barros nos lugares de Bustos e Luiz Adriano, que até não fazia má atuação.

Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Mas a situação se manteve. Um time inoperante, disperso e sem reação. A partida seguia sem gols, mas era evidente que se alguém podia marcar eram os visitantes.

Até que, aos 33, Christian recebeu de Cannobbio na entrada da área pela esquerda. O volante dominou livre de marcação, problema recorrente nos jogos do Inter, e acertou um belo chute, sem chances para Keiller.

Aí sim se foi o que ainda havia do Inter. A torcida perdeu a pouca paciência que tinha. Começaram as vaias.

E, para piorar, foi o Furacão que ampliou e deu ares de fim de festa no Beira-Rio. Aos 50, Bento lançou e encontrou William Bigode nas costas da zaga mal posicionada. O atacante avançou cara a cara com Keiller e encobriu o goleiro colorado. Fim de papo e alerta ligado para Mano Menezes.

Coletiva

Em sua fala, Mano Menezes disse que o torcedor tem razão em reclamar. Mano disse sentir se agravar a situação da produção da equipe, apesar das boas oportunidades criadas, até com um pouco de infelicidade na conclusão.

Mano observou que no segundo tempo o time foi mal e o athlético melhorou com as subsituições. Mas salientou que uma diferença foi que, diferente do adversário, o Inter não soube ser resistente no momento de maior dificuldade da equipe na partida.

O segundo gol já foi em um momento de desorganização tática da equipe. Mas, para ele, era um momento de correr risco, comentando a entrada de Estevão no jogo.

O técnico do Inter disse saber das dificuldades, mas que é necessária a experiência do grupo para dar conta deste momento difícil. O treinador considera possível dar a resposta com o grupo que está aí, com equilíbrio e maturidade.

Sobre os apagões colorados, Mano disse que “não há resposta para tudo”. A não ser “posicionamento, atenção e tomada de decisão”.

Situação e próximos jogos

Agora, após um início entre os líderes, o Inter está no meio da tabela do Brasileirão, com 7 pontos. Na sequência, os comandados de Mano Menezes tem uma sequência em Minas Gerais. Primeiro, no sábado (13), o Colorado tem o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Mineirão, Às 21h.

Na quarta-feira (17), o desafio é pela Copa do Brasil. O Inter enfrenta o América-MG, no Independência, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto ocorre às 21h30.

Na coletiva, Mano Menezes disse que o tempo longe de Porto Alegre pode ser positivo para a equipe. Pela pressão e os ares que rondam o Beira-Rio.

Escalações

Inter

Keiller; Bustos (Igor Gomes), Vitão, Moledo e Renê (Thauan Lara); Baralhas (Estêvão), De Pena e Alan Patrick; Pedro Henrique, Luiz Adriano (Gabriel Barros) e Wanderson (Lucca) –4-3-3Técnico: Mano Menezes

Athletico-PR

Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Erick, Hugo Moura (Christian), Alex Santana (Vitor Bueno); Pablo (Mateus Felipe), Vitor Roque (Willian) e Thiago Andrade (Cannobbio) –4-3-3Técnico: Paulo Turra

Cartões amarelos

Inter

Igor Gomes, Pedro Henrique

Athletico-PR

Hugo Moura, Bento

Arbitragem

Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA-RJ)
Auxiliar: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ)
Auxiliar: Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)