GRANDE PERIGO

Inmet publica alerta para chuvas intensas no RS

A partir de amanhã (5), é considerado grande o risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para chuvas intensas no Rio Grande do Sul. As precipitações começam a incidir sobre o Estado já nesta quinta-feira (4) e devem ocorrer até o fim da próxima segunda-feira (8).

Segundo o Instituto, nesta quinta deve chover em parte da Serra, do Noroeste, do Nordeste e da Região Metropolitana. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A situação deve se complicar a partir de amanhã (5), quando há um alerta vermelho de “Grande Perigo” do Inmet para acumulados de chuva. As regiões abrangidas são Central, o Noroeste, parte da Campanha e da Fronteira Oeste, a Regiaõ Metropolitana de Porto Alegre e o Nordeste.

Segundo o Inmet, o volume esperado de chuva é superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. É considerado grande o risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas. Devido a este prognóstico, o Instituto faz algumas recomendações:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia
  • Observe alteração nas encostas
  • Permaneça em local abrigado
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

A chuva deve seguir até o fim da segunda-feira, com todo o Estado sendo atingido. Nesse caso, o alerta é laranja. Assim, permanece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.