PERIGO

Inmet publica alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (26). O aviso vai até o fim do dia hoje.

Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Dado este quadro, o Inmet faz algumas recomendações. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As áreas abrangidas pelo alerta são a Campanha, a Fronteira Oeste, a Região Central e o Noroeste (Confira o mapa no fim do texto).

O alerta laranja é classificado pelo Inmet como de “Perigo”. Nele, recomenda-se manter-se muito vigilante e informado regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. “Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, conclui o Inmet.

Outros pontos de chuva

Juntamente com o alerta laranja, o Inmet publicou um outro alerta, este amarelo, de “perigo potencial”, também para tempestade no Rio Grande do Sul. Este aviso indica chuvas não tão intensas como as do outro alerta, com riscos menores de danos.

O volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. As áreas atingidas são a Região Central, o Noroeste, o Nordeste, o Sudeste, e a Região Metropolitana de Porto Alegre (confira o mapa abaixo).

Este aviso do Inmet é mais estendido. Sua validade inicia às 15h de hoje e vai até a manhã de sábado (27).