PREVISÃO

Inmet publica alerta para tempestade em parte do RS

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta para tempestades em parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (2). O aviso vale até a manhã de amanhã (3).

Segundo o Instituto, boa parte do Estado está sob alerta para a ocorrência de chuvas. Mas as precipitações devem ser mais intensas em parte da Serra, no Noroeste, no Nordeste, em parte da Região Central, e no sudoeste.

Nestas áreas, o volume de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, diz o Inmet.

Diante deste quadro, o Inmet recomenda algumas precauções. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

O alerta laranja é classificado como “Perigo”. Nele, recomenda-se manter-se muito vigilante e informar-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. “Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, conclui o Inmet.