PERIGO POTENCIAL

Inmet publica terceiro alerta de chuva para o RS desta sexta-feira

O Inmet faz algumas recomendações; Confira

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta, o terceiro desta sexta-feira (26), dessa vez para chuvas intensas em parte do Rio Grande do Sul. As precipitações devem iniciar nas primeiras horas da noite de hoje e irem até o final da manhã deste sábado (27).

Segundo o Instituto, o volume de chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é considerado baixo.

Mesmo assim, o Inmet faz algumas recomendações. São elas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Neste aviso, são abrangidas no Rio Grande do Sul as regiões da Serra, o Noroeste, A Região Metropolitana de Porto Alegre, o Nordeste, o Sudeste, além da Região Central (Confira o mapa abaixo).

O alerta é amarelo e classificado como “Perigo Potencial”. Nele, recomenda-se cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, conclui o Inmet.