FIQUE ATENTO!

INMET emite cinco alertas meteorológicos para o RS

Entre os alertas estão risco para ocorrência de tempestades, chuvas intensas, queda de temperatura e ventos costeiros

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu cinco alertas para as condições climáticas no Rio Grande do Sul. De acordo com o órgão, diferentes pontos do Estado podem ter tempestades, chuvas intensas, queda acentuada de temperatura e ventos costeiros. A vigência dos avisos varia entre a meia-noite de domingo até a manhã de segunda-feira (29). Veja cada um dos alertas abaixo.

Alerta de tempestade

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Parte da região Noroeste e parte da região Norte podem ter ocorrência de temporais neste sábado, segundo o INMET. Entre os municípios sob a advertência estão Ametista do Sul, Boa Vista do Buricá, Carazinho, Cerro Largo, Crissiumal, Erechim, Frederico Westphalen, Passo Fundo, entre outras cidades das Missões e Norte do Estado.

De acordo com o órgão de meteorologia, há possibilidade de pancadas de chuva, ventos fortes e ventos de até 60 quilômetros por hora. Há risco baixo de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e postes, além da ocorrência de descargas elétricas (raios). A advertência é válida até as 10h deste domingo (28).

Alerta de chuvas intensas

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Para o restante da região Noroeste e do Norte do RS, parte da região Central, Serra e Litoral Norte, há possibilidade de chuvas intensas neste sábado. As precipitações podem alcançar ou superar os 50 milímetros, segundo o INMET. Há risco de transtornos, como alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Não se descarta a possibilidade de queda de raios.

Entre os municípios na lista de cidades que podem ter chuvas intensas estão Agudo, Bento Gonçalves, Campina das Missões, Caxias do Sul, Guaporé, Itaqui, Lagoa Vermelha, Panambi, Santiago, São José dos Ausentes, Torres, Tupanciretã, Vespasiano Corrêa, entre outros. A advertência é válida até as 10h deste domingo (28).

Leia também: Tempo fica instável durante fim de semana no RS

Alerta laranja declínio de temperatura

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O INMET também emitiu uma advertência devido a queda de temperatura. As regiões da Campanha, Sul, Costa Doce, Litoral Norte e Litoral Médio devem ter queda maior que 5°C em relação a temperatura registrada nos últimos dias. Entre os municípios nesta lista estão Aceguá, Bagé, Camaquã, Chuí, Mostardas, São Gabriel, entre outros. A advertência é válida até as 7h de segunda-feira (29).

Alerta amarelo declínio de temperatura

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Outra advertência a respeito da queda de temperatura foi emitida para o restante do RS. O alerta amarelo para declínio de temperatura aponta que os termômetros devem registrar quedas entre 3°C a 5°C. Essa advertência é válida para municípios como Alegrete, Arroio do Sal, Bento Gonçalves, Cacique Doble, Encruzilhada do Sul, Floriano Peixoto, Ijuí, Jaguari, Marau, Porto Alegre, Quaraí, entre outros municípios das regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Noroeste, Norte, Serra, Vales, metropolitana e Litoral Norte. A advertência é válida até as 7h de segunda-feira (29).

Alerta de ventos costeiros

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Conforme o instituto de meteorologia, os municípios do Litoral do RS podem ter o registro de vento forte. A intensificação dos ventos nas regiões litorâneas pode causar movimentação das dunas de areia sobre construções na orla. A vigência do alerta é entre 13h e 23h59 de hoje. Os 18 municípios que podem registrar o fenômeno são: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Chuí, Cidreira, Imbé, Maquiné, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Tavares, Terra de Areia, Tramandaí e Xangri-lá.