Centro Histórico

Homem é preso por tráfico em reintegração de posse no Centro de Porto Alegre

Ação ocorreu em prédio da praça Rui Barbosa, no Centro Histórico, que está abandonado e invadido por criminosos.

Preso carregava dezenas de pinos de cocaína em um saco plástico. Crédito: Divulgação/SMSEG/PMPA

Um homem de 28 anos foi preso, em flagrante delito, nesta sexta-feira (26) pela prática do crime de tráfico de drogas. A captura ocorreu durante uma ação para promover a reintegração de posse de um imóvel no Centro Histórico de Porto Alegre.

Conforme a Guarda Municipal, o preso estava com dezenas de pinos de cocaína em um saco plástico. A prisão ocorreu durante uma tentativa de retomar um prédio na praça Rui Barbosa, no Centro Histórico. O edifício Irmãos Palmeiro está praticamente vazio, uma vez que os locatários deixaram o local desde que ele foi invadido por uma facção criminosa.

“Poucas famílias restaram no prédio. Elas são obrigadas a conviver com medo e uma série de restrições impostas pelos criminosos”, explica o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis. Os quatro agrupamentos familiares que residem no local se recusam a deixar o prédio, pois não têm para onde ir.

Uma ação de reintegração de posse, impetrada pelas herdeiras do antigo proprietário do espaço, tramita na Justiça. “Além da prisão, localizamos uma quantidade considerável de entorpecentes escondida em um estofado. Nosso objetivo é facilitar a retomada da rotina no prédio por meio do combate à criminalidade”, ressalta Zottis.

Na oportunidade, técnicos da CEEE Equatorial, do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) e das empresas de telefonia constaram ligações irregulares. Com isso foi inviabilizada o ingresso de água, luz e internet no imóvel.

Local apresenta risco

O edifício Irmãos Palmeiro não pode ser habitado, pois não tem PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio). Uma nova notificação foi expedida pelo CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do RS) durante a ação. O local será mantido sob monitoramento pelas forças de segurança.

Participaram da ofensiva Guarda Municipal, DGF (Diretoria-Geral de Fiscalização), 9º BPM (9º Batalhão de Polícia Militar), CBMRS e MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul). Os agentes e cães do 1º BPChq (1º Batalhão de Polícia de Choque) também foram mobilizados.