DOCUMENTO ASSINADO

RS e Holanda firmam parceria para fomentar mercado de hidrogênio verde

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, a parceria também busca apoiar empresas da Holanda no aumento de suas exportações,

Protocolo de intenções foi assinado na quarta (10) pela Sema, Portos RS e Porto de Roterdã
Foto: Isa Osterkamp/Sema

O governo do Rio Grande do Sul firmou, durante a WHS (World Hydrogen Summit) 2023, na Holanda, uma parceria que promete fomentar o desenvolvimento econômico com foco em energias renováveis, sustentabilidade e transição energética nos portos gaúchos.

A WHS é uma feira com as novidades sobre o mercado de hidrogênio verde (H2V) no mundo. O evento, que termina nesta quinta-feira (11), reúne indústrias, governos e setores científicos para discutir o desenvolvimento econômico do hidrogênio em busca da aceleração da transição energética e da descarbonização.

O documento para afirmar a parceria foi assinado pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), Portos RS e Porto de Roterdã, além de outros estados brasileiros e instituições ligadas a energias renováveis.

O fomento de atividades voltadas à produção de energias renováveis a partir da energia eólica onshore e offshore e do H2V são alguns dos pilares estruturantes do protocolo de intenções.

“Esse termo assinado vai ao encontro das pautas prioritárias do Rio Grande do Sul, que levam à descarbonização e à transição energética, com foco no desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde”, afirmou a titular da Sema, Marjorie Kauffmann, presente no ato.

“Estamos muito felizes com essa parceria, fruto de visitas anteriores à Europa. Tenho certeza de que essa é uma etapa importante, firmada com foco na sustentabilidade e na infraestrutura”, completou.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, comemorou a assinatura, que integra o Rio Grande do sul ao programa Green Ports Partnership (Parceria dos Portos Verdes).

“Assinar o compromisso coloca a Portos RS no centro mundial da discussão sobre hidrogênio verde e estimula a atração de investimentos internacionais”, disse Klinger. “Agora precisamos pensar nos próximos passos para efetivar os negócios que podem alavancar o desenvolvimento da região de forma sustentável”, ressaltou.

Segundo o governo do Estado, a parceria também busca apoiar empresas holandesas no aumento de suas exportações, investir no mercado marítimo brasileiro e incentivar empresas nacionais a expandirem negócios no país europeu.

“A troca de conhecimento e experiências sobre desenvolvimento portuário e energia renovável também será estimulada”, afirmou.