BRASILEIRÃO

Grêmio empata com o Bragantino e Renato diz que vitória escapou por erro infantil

Sob forte chuva, Grêmio e Bragantino realizaram um jogo bastante disputado.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio perdeu dois pontos importantes dentro da Arena. Neste domingo (7), o tricolor gaúcho empatou com Bragantino em 3 a 3, jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro 2023.

O jogo, sob forte chuva, foi muito disputado. O Grêmio iniciou o confronto no ataque, fazendo os adversários recuarem a marcação.

Logo no início, Thomas Luciano avançou pela direita e cruzou. No lance, Jadsom colocou a mão na bola, dentro da área. A arbitragem foi para o VAR e marcou pênalti. Franco Cristaldo cobrou e estufou as redes, abrindo o marcador aos 6 minutos do primeiro tempo.

O Bragantino partiu para cima e, na primeira finalização, empatou a partida, aos 8 minutos da primeira etapa. Matheus Fernandes ficou com a bola dentro da área e, cara a cara com Gabriel Grando, conseguiu deixar tudo igual, 1 a 1.

A partir dos 20 minutos do primeiro tempo, o jogo passou a ficar mais truncado no meio-campo, com poucas finalizações.  Aos 27 minutos, Gabriel Grando realizou uma grande defesa. Helinho conduziu, entrou na área e chutou forte, mas o goleiro gremista usou as pernas para afastar a bola.

Não demorou muito para o Grêmio responder. Aos 28 minutos, Bitello recebeu, passou pela defesa e chutou, mas a bola desviou e passou perto do travessão. Depois, aos 43 minutos, a bola sobrou para Cristaldo, na entrada da grande área. O meia bateu, mas a finalização ficou na defesa. Aos 45 minutos, Cristaldo cobrou escanteio na cabeça de Bruno Alves. A tentativa passou perto do gol.

Nos acréscimos, o Grêmio seguiu tendo oportunidades. Aos 46 minutos do primeiro tempo, no bate e rebate na pequena área, a bola sobrou para Thomas Luciano, que chutou, mas a defesa afastou.

Aos 48 minutos o Brgantino novamente chegou com perigo no ataque com Helinho. Ele chutou cruzado, fazendo Gabriel Grando afastar com a ponta dos dedos.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, Renato Gaúcho conversou com os jogadores e a equipe gremista começou com uma outra postura.

Grêmio iniciou buscando o gol, mas encontrava dificuldades na marcação adversária. No contra-ataque, aos 7 minutos da segunda etapa, o Bragantino marcou. No lance, Sasha recebeu de Matheus Fernandes dentro da área. O atacante passou a defesa gremista pela direita e chutou colocado, sem chances para Gabriel Grando, 2 a 1 para o time paulista.

Com 10 minutos, a equipe gremista reagiu e conseguiu empatar. Bitello cruzou, a defesa afastou e Luiz Suárez, da entrada da grande área, bateu de primeira firme e forte e marcou um golaço, 2 a 2.

Após o gol de empate, o Grêmio seguiu em cima. Aos 12 minutos do segundo tempo, dessa vez pela direita, Suárez chutou cruzado, mas Lucão defendeu. A partida era intensa. Um minuto depois, Bruno Alves tentou tirar a finalização adversária, mas a bola ia em direção ao gol. Gabriel Grando tirou à queima-roupa e realizou outra grande defesa.

Aos 16 minutos do segundo tempo, Everton Galdino fez o gol da virada. Ele recebeu pela direita, avançou para dentro da área, passou por dois marcadores e estufou as redes, virando a partida.

O jogo seguiu disputado. Com forte chuva, a partida passou a ficar truncada e o Bragantino buscou pressionar nos minutos finais. Aos 47 minutos, os adversários encontraram o gol de empate com Thiago Borbas.

Com o empate, o Grêmio chega a sete pontos na tabela do Campeonato Brasileiro 2023.

Coletiva

Na coletiva, Renato Gaúcho comentou sobre o resultado. “Gosto amargo. Merecíamos ter perdido o jogo, mas deixamos a vitória escapar por um erro infantil e coletivo. O adversário foi melhor em todos os sentidos”, disse.

“No primeiro tempo foi a falta de entrosamento que dificultou bastante, em alguns momentos foi a falta de velocidade também”, completou.

Na coletiva, Renato foi questionado sobre o desempenho da equipe. “O clube, como o Grêmio, precisa pensar na próxima janela, precisamos de dois jogadores de velocidade, eu não vou iludir ninguém se não investir, não vamos ganhar a Copa do Brasil e o Brasileiro”, respondeu o treinador do Grêmio.

“Cai sempre no problema financeiro. Daí a gente tem que ver o que o clube quer: brigar por alguma coisa ou não gastar e não brigar por nada. A realidade é essa”, seguiu Renato.

“No futebol, a velocidade é importantíssima. Tenho conversado com a direção e temos que ver quando abrir a janela para trazermos dois, três jogadores de velocidade, se o Grêmio quiser brigar por algo nesse ano”, ressaltou o treinador.