Previsão do tempo

Frente fria traz aumento de nuvens no RS neste domingo

Há chance de pancadas de chuva isoladas em parte do RS. Volumes onde chover serão baixos e com pancadas mal distribuídas.

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul neste domingo, trazendo nebulosidade e pouca ou nenhuma chuva neste domingo (21). A previsão é que a próxima semana já comece com predomínio de sol em todas as regiões.

Conforme a previsão do tempo, o sistema frontal é fraco e não vai conseguir empurrar o bloqueio atmosférico, formado por um sistema de alta pressão (tempo seco). A frente também não possui uma massa de ar frio forte o suficiente para avançar pelo continente.

A soma dessas condições é o aumento de nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva ocasionais neste domingo no RS. As precipitações serão bastante mal distribuídas, podendo nem ter chuva em vários municípios gaúchos. Onde chover, a precipitação não deve passar dos 20 milímetros, o que não ajuda muito na recuperação do solo diante do quadro de estiagem registrado no verão.

As temperaturas não mudam muito em relação a este sábado. Em Rio Pardo, a previsão é de um dia com predomínio da nebulosidade e temperaturas variando entre 15°C e 19°C. Quem subir a Serra encontrará alguma nebulosidade no céu de Gramado, na região das Hortênsias, com mínima de 12°C e máxima de 17°C.

Em Cacequi, na Fronteira Oeste, a previsão é de pancadas de chuva ao longo do domingo. Mínima de 16°C e máxima de 20°C. Já Salto do Jacuí, na região Norte, tem previsão de variação de nuvens no decorrer do domingo. Mínima de 14°C e máxima de 18°C. Na Capital, previsão de dia com predomínio de nuvens, com temperaturas entre 17°C e 21°C.

Na segunda-feira (22), o afastamento da frente fria sobre o território gaúcho reduz a chuva e ao longo do dia a nebulosidade reduz sobre o Estado. A tendência é que o tempo estável predomine no território gaúcho durante o resto da semana. A chuva só deve voltar ao Rio Grande do Sul entre a sexta-feira (26) e o sábado (27).