LITORAL NORTE

Começa o 6º Festimel, em Balneário Pinhal

O evento, que ocorre no Parque do Cidadão, em Balneário Pinhal, se estende até o dia 28 de maio com uma programação muito plural.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Imbé

O 6º Festimel – Feira do Mel e do Doce começou na noite desta sexta-feira (19) em Balneário Pinhal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O evento, que ocorre no Parque do Cidadão, se estende até o dia 28 de maio com uma programação muito plural. Além de espetáculos locais e regionais, um grande show nacional também movimenta a Capital Estadual do Mel.

O 1º Festimel foi realizado em 1998, inspirado no trabalho dos mais de 20 apicultores de pequeno e médio porte, com destaque na época para em suas terras contar com o trabalho do maior produtor individual do Estado que, à época, já registrava uma produção de 60 a 80 toneladas por ano, chegando a atingir 10.000 colmeias.

Realizado a cada dois anos, o evento sofreu uma interrupção de treze anos entre a quarta e a quinta edições, sendo retomado em 2019. De acordo com a prefeita Marcia Tedesco, o festival está no DNA da comunidade pinhalense, já que tem sua origem enraizada na produção de mel, que se tornou um dos principais produtos da economia do município.

“Quando realizamos o 1º Festimel, em 1998, nossa intenção foi dar visibilidade ao município e suas potencialidades. Hoje, já somos reconhecidos como a Capital Estadual do Mel. Por isso, chegarmos à 6ª edição comprova que acertamos o conceito e temos, com isso, fortalecido nossa identidade”, pontua a gestora que foi, também, uma das idealizadoras do evento.

Para essa edição é esperado um público superior a 40 mil pessoas nos dez dias do evento. O acesso terá o valor simbólico de R$ 10 por dia (ingresso inteiro) e R$ 5 a meia entrada.