TURNÊ

Espetáculo Sobrevida estreia em Novo Hamburgo com sessão gratuita

O espetáculo faz parte da turnê que está circulando pelo Rio Grande do Sul levando arte e conscientização.

Foto: Bob Sousa/Divulgação

Espetáculo que apresenta experiências de quem vive com HIV, “Sobrevida” estreia em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, no dia 20 de maio, sábado, às 20h, com sessão gratuita no Teatro Paschoal Carlos Magno.

Em cena, os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli vivem a mesma personagem em diferentes momentos e ainda dão vida a outras pessoas importantes do enredo que transforma em dramaturgia situações reais no enfrentamento ao vírus. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla.

A peça, com direção e dramaturgia do artista e jornalista Jaques Machado, traz um relato autobiográfico, retratando momentos importantes da vida do ator que convive com o vírus há 10 anos.

“Só recentemente consegui falar abertamente sobre o tema. Escolhi fazer isso através do teatro para que o assunto possa chegar a mais pessoas de uma forma mais direta” destacou o autor.

“Há anos atrás, um conhecido recebeu o diagnóstico positivo e, por medo e preconceito, não foi adiante com o tratamento, morrendo dias depois. Após a morte dele, fiquei sabendo que ele tinha passado por isso. Logo pensei: preciso fazer algo, falar mais abertamente sobre o assunto para tentar ajudar outras pessoas”, completou.

Além de trazer o tema para o palco, a montagem promove, após a apresentação, um bate-papo com o elenco da peça falando sobre o processo criativo e a contribuição da arte para o combate ao estigma social, e com um agente de saúde do município apresentando as ações de prevenção, tratamento e acolhimento para HIV realizadas pela cidade.

Turnê 

A apresentação em Novo Hamburgo faz parte da turnê que está circulando pelo Rio Grande do Sul levando arte e conscientização aos 11 municípios gaúchos onde mais ocorrem casos do vírus.

A peça já passou por São Leopoldo e Porto Alegre e ainda terá estreias em Santa Maria, dia 27 de maio, no Teatro Caixa Preta da UFSM; em Gravataí, dia 1º de junho, no Teatro do SESC; em Rio Grande, dia 17 de junho, no Auditório CIDEC-Sul da FURG; e nas cidades de Alvorada, Viamão, Canoas, Pelotas e Bagé em datas a serem confirmadas.