CULTURA ALEMÃ

Cuca de melancia branca é eleita a melhor de Santa Cruz do Sul

O público poderá apreciar os sabores na Festa das Cucas, que ocorre nos dias 9, 10 e 11 de junho, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Imagem da cuca vencedora. Foto: Bruno Pedry/Divulgação

A Cuca Doce Lembrança, da Cucas Gressler, é a grande vencedora do 15º Concurso da Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.

Em segundo lugar, ficou a Cuca Memórias, da Docemania; e em terceiro, a Cuca Alegria, da Cucas da Rosana. O trio gastronômico foi anunciado durante o Lançamento da 23ª Festa da Cucas na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Adunisc).

O público poderá apreciar os sabores na Festa, que ocorre nos dias 9, 10 e 11 de junho, no Parque da Oktoberfest.

A Cuca Doce Lembrança tem um recheio de açúcar caramelizado, farofa e melancia branca. A inspiração para a cuca veio dos sabores antigos, quando as gerações passadas usavam a melancia branca como ingrediente principal.

O objetivo da receita é aquecer o coração das pessoas com um sabor que recorda lembranças do passado. Já a Cuca Memórias, que ficou em segundo lugar, conta com um recheio de noz moscada, sal, leite em pó, creme de mel, pera, mel e amêndoas laminadas. O conceito da receita é resgatar memórias afetivas através do ingrediente principal, a pera.

A terceira colocada, a Cuca Alegria, possui um recheio de keschmier (requeijão), morangos, doce de leite, coco, creme alemão (creme de ovos com leite condensado e chocolate branco), farofa de streusel e castanhas do Pará. A receita resgata os sabores mais tradicionais da cuca alemã com intuito de despertar o apego afetivo e emocional das pessoas à cultura.