+Cultura

Centro Cultural e Sala Redenção da UFRGS abrigam atividades da 11ª Semana da África

Será a 11ª edição da Semana da África que, neste ano, busca refletir sobre a temática "Línguas e conhecimentos africanos".

Crédito: UFRGS / Divulgação

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) promove diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da África, no dia 25 de maio. Será a 11ª edição da Semana da África que, neste ano, busca refletir sobre a temática “Línguas e conhecimentos africanos”. O Centro Cultural e a Sala Redenção recebem as atividades presenciais da programação, que incluem mesas temáticas, apresentações, oficinas e exposição de produtos africanos.

O evento pretende oferecer elementos para a reflexão sobre as políticas linguísticas e o papel das línguas como fator de desenvolvimento humano, político, econômico. O objetivo é pensar o potencial das línguas africanas como meio de criação para as relações sociais e políticas, bem como a capacidade de adaptação das línguas em diferentes locais do mundo.

O centenário do historiador e antropólogo senegalês, Cheikh Anta Diop, será celebrado com a exibição de um documentário, apresentação de trabalhos acadêmicos e com a conferência de abertura realizada por Jose do Nascimento.

Durante a Semana da África na UFRGS, a Sala Redenção apresenta a mostra “Narrativas Africanas”. Trazendo produções do Senegal, Congo, Lesoto, Níger, Egito e República Centro-Africana, a programação aborda como as personagens das obras são impactadas, transformadas e motivadas pelas questões socioeconômicas da região. A programação fica em cartaz de 22 a 31 de maio, com sessões gratuitas de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h.

As atividades da Semana ocorrerão no Centro Cultural da UFRGS, na Sala redenção, ou em formato virtual, através de plataforma a ser divulgada. O Centro Cultural e a Sala Redenção estão no Campus Centro da UFRGS com entrada pela rua Engenheiro Luiz Englert, 333; ou pela avenida Paulo Gama, 110, Bairro Farroupilha, Porto Alegre. Mais informações podem ser encontradas no site do DEDS (Departamento de Educação e Desenvolvimento Social).