BRASILEIRÃO

"Uma vitória que mostra a força do nosso grupo", diz Bruno Uvini após Grêmio vencer Athletico-PR

Para o confronto, o treinador do Grêmio escalou uma equipe mista, com três zagueiros.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio conseguiu uma vitória importante fora de casa pelo Campeonato Brasileiro 2023. Neste sábado (27), o tricolor gaúcho venceu o Athletico-PR na Arena da Baixada por 2 a 1.

Para o confronto, Renata Gaúcho escalou uma equipe mista, com três zagueiros. A novidade ficou no sistema ofensivo, que contou com Villasanti, Cuiabano, Mila, Vina e Everton Galdino. Outro atleta que esteve entre os titulares foi o goleiro Adriel.

Com um minuto de jogo, o Athletico-PR levou perigo à meta gremista. Vitor Roque recebeu cara a cara com Adriel e buscou o chute por cobertura, mas a bola foi direto para fora.

Não demorou muito para o Grêmio responder. Aos 2 minutos, o ataque gremista, com Cuiabano e Galdino, tentou chegar, mas a defesa adversária afastou de dentro da pequena área e anulou a tentativa.

Após as primeiras oportunidades, o jogo passou a ficar mais truncado, com muita troca de passes, marcação alta e sem grandes finalizações.

O ponteiro chegava aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Cuiabano aproveitou a oportunidade e abriu o placar. Depois de uma bela jogada, Galdino driblou os defensores na entrada da grande área e serviu Cuiabano , que, de frente para o gol, chutou firme e balançou as redes, 1 a 0.

Porém, três minutos depois, o Athletico-PR chegou com perigo e empatou a partida. Vitor Bueno acionou Vitor Roque, que, pela direita, deu um toque na bola e tirou Adriel da jogada, 1 a 1.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Grêmio pressionou e por pouco não fez o segundo gol. Aos 47 minutos da primeira etapa, Reinaldo cobrou lateral na área e Gustavo Martins cabeceou forte, para grande defesa de Bento.

Segundo tempo

No primeiro minuto do segundo tempo, o Athletico-PR assustou a torcida gremista. Canobbio chutou rasteiro, pela direita, mas a bola foi direto para fora.

Não demorou muito para o Grêmio voltar a se impor no ataque e, na primeira chegada, marcou. Aos 3 minutos da segunda etapa, Reinaldo cobrou escanteio na cabeça de Bruno Uvini, que balançou as redes, 2 a1.

Atrás no placar, o Athletico-PR passou a buscar mais o gol, mas a defesa do Grêmio afastava ou Adriel estava lá salvar com tranquilidade. E assim o Grêmio conseguiu garantir três pontos importantes fora de casa.

Com o resultado, a equipe do Grêmio chega a 14 pontos na tabela. Na próxima rodada, o time gremista enfrenta o São Paulo, na Arena.

Coletiva

Ao conversar com os jornalistas, Bruno Uvini ressaltou a força do grupo do Grêmio. “Uma vitória que mostra a força do nosso grupo. Ver todo mundo correndo como foi hoje, os garotos mostrando muita vontade, isso é muito importante para todos nós. Temos que ser coperos, se doar ao máximo como fizemos hoje”, ressaltou.

Na coletiva, Renato Gaúcho destacou a vitória fora de casa. “O mais importante hoje é falar da nossa vitória. Resultado importante, ganhar aqui é muito difícil, a torcida pressiona, fora o gramado né. Fizemos a nossa parte”, disse.

Renato também respondeu sobre a troca no gol. “O Grando não saiu por questão técnica, não saiu por estar falhando. Sim por eu ter optado poupar alguns atletas”, ressaltou o treinador do Grêmio.

“Os jogadores que estão tendo oportunidades estão nos ajudando bastante, hoje foi prova disso”, completou.