Crise hídrica

Bagé amplia racionamento de água a partir desta terça-feira

Principal barragem de Bagé, Sanga Rasa está 9,70 metros abaixo do nível considerado normal.

Barragem da Sanga Rasa, em Bagé. Crédito: DAEB / Divulgação

O racionamento de água tratada no município de Bagé, na região da Campanha, será ampliado. A partir desta terça-feira (2), os dois setores em que a cidade foi dividida só vão receber água por aproximadamente seis horas, ficando 18h sem fornecimento.

O problema do abastecimento de água em Bagé é crônico, causado pela estiagem. A cidade é abastecida por barragens, sendo a mais conhecida a da Sanga Rasa. O reservatório está 9,70 metros abaixo do normal. Já a barragem do Piraí chegou a 6 metros abaixo do considerado normal.

A estiagem do biênio 2022-2023 é uma das mais graves a atingir a região em algumas décadas. O DAEB (Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé) aponta que o déficit hídrico (falta de chuva) está superior aos 400 milímetros. Em abril, foram registrados apenas 17,7 milímetros de chuva, valor insignificante para alterar o cenário de estiagem no município.

“Infelizmente, diante da não ocorrência de chuvas, estamos tendo que aumentar o racionamento para 18 horas. Estamos realizando todas as medidas possíveis para evitar o colapso total no abastecimento, fato que já vem ocorrendo em cidades vizinhas”, explica Franco Alves, diretor geral do DAEB.

Medidas emergenciais

Além de aplicar o severo racionamento, o departamento de água de Bagé reativou a Pedreira, reservatório utilizado em situações emergenciais. A água está sendo usada para abastecer alguns bairros da zona leste do município. O uso de caminhões-pipa foi intensificado.

O problema de abastecimento do município da Campanha poderia ser resolvido com a conclusão da barragem da Arvorezinha, prometida há mais de uma década. A obra iniciou em 2011, mas foi embargada em 2013 por decisão da Justiça. Havia suspeitas de fraudes na execução da obra de construção. Dezoito pessoas foram denunciadas em 2015.

A obra foi assumida, então, pelo Exército, que conseguiu concluir 34% dos serviços. Ainda não há previsão de quando os serviços serão concluídos

Racionamento em Bagé

Setor 1 – Horário com abastecimento: 06h às 12h (meio-dia)

Bairros: Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.

Setor 2 – Horário com abastecimento: 18h às 00h (meia-noite)

Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.