VALE DO RIO PARDO

Defensoria Pública solicita retomada do pronto atendimento pediátrico em Venâncio Aires

O serviço de pronto atendimento pediátrico foi interrompido há cerca de um ano.

A UTI pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir foi inaugurada dia 11 de janeiro de 2023. Foto: Maurício Tonetto/Palácio Piratini

A Defensoria Pública Regional de Venâncio Aires comunicou que solicitou a imediata retomada do pronto atendimento pediátrico no Hospital São Sebastião Mártir.

De acordo com os defensores públicos Luciana Artus Schneider e Renan Angeli, foram recebidos inúmeros relatos de famílias cujos filhos, doentes, tiveram o atendimento negado pelo hospital e foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento, onde não há serviço de pediatra.

O serviço de pronto atendimento pediátrico foi interrompido há cerca de um ano e hoje a casa de saúde atende somente os casos de urgência e emergência.

“Outro motivo para a recomendação da DPE quanto à retomada do pronto atendimento pediátrico no HSSM foi a informação de que a Prefeitura de Venâncio Aires teria destinado uma verba extra para a implementação de uma UTI Pediátrica na cidade”, disse a Defensoria Pública.

Porém, conforme a Defensoria Pública, um dos argumentos do Executivo para a descontinuidade do pronto atendimento era a insuficiência de dinheiro para pagamento de um segundo pediatra.

“A instalação de uma UTI pediátrica é um sonho antigo da comunidade venâncio-airense, que transpassa governos e tem o apoio de toda a população local. E o nosso. Mas para correr, primeiro é preciso caminhar, fortalecer o passo. Causa, no entanto, estranheza que o gestor público, ciente de sua responsabilidade para com a população, deixe de atender o básico, o mais necessário, mais premente, para bancar um atendimento altamente especializado e, da mesma forma, que a direção do hospital siga irredutível aos pleitos de contratar um segundo pediatra a fim de possibilitar a reabertura do atendimento”, afirmou Luciana.