RACISMO

Árbitro relata em súmula injúria racial a goleiro do Ypiranga

O fato aconteceu no início do primeiro tempo. Após o ato de racismo, a partida foi retomada, o Altos venceu o Ypiranga por 3 a 2.

Foto: Enoc Junior/Ypiranga de Erechim

O árbitro da partida entre Altos e Ypiranga de Erechim, pela quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, Arthur Gomes Rabelo, relatou na súmula do jogo, realizado no sábado (20), em Teresina, o caso de injúria racial contra o goleiro Caíque, da equipe gaúcha.

No documento, Rabelo ressalta que goleiro informou que foi insultado por um torcedor que estava nas arquibancadas atrás do gol.

O autor das ofensas foi identificado e conduzido pela polícia. Ele foi autuado por injúria racial e encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina, acompanhado de uma testemunha e três policiais.

Francisco das Chagas Sousa foi solto ainda no domingo (21) após passar por audiência de custódia, sem precisar pagar fiança. A Justiça determinou as medidas cautelares que ele deve respeitar, sob pena de ser preso novamente.

Segundo a Justiça, ele deve estar recolhido em casa durante a noite e nos dias de folga, e não pode frequentar estádios. Ele ainda deve responder criminalmente. Além disso, deve comparecer a cada dois meses na Central Integrada de Alternativas Penais.

O fato aconteceu no início do primeiro tempo. Após o ato de racismo, a partida foi retomada, o Altos venceu o Ypiranga por 3 a 2.

“O Ypiranga Futebol Clube vem a público externar seu apoio ao atleta Caíque L.S. da Purificação que foi vítima de ato de racismo por parte de um torcedor da equipe do Altos. O clube Ypiranga repudia veementemente este comportamento que não se alinha aos valores esportivos e humanos da nossa sociedade”, disse o Ypiranga em nota oficial.

Confira a súmula do árbitro na integra:

“Aos oito minutos do primeiro tempo, quando o jogo se encontrava parado para a cobrança de um tiro livre indireto a favor da equipe do Ypiranga-RS, fui informado pelo goleiro o Sr. Caíque Luiz Santos da Purificação, nr. 97, da equipe do Ypiranga-RS, que um torcedor que encontrava-se na arquibancada atrás do gol havia o chamado de “uva preta”. Informei ao quarto árbitro da partida, o senhor Fábio Gomes de Sousa, para relatar ao delegado da partida o senhor Jaime das Chagas Oliveira, que acionou o major Wilton José de Sousa Silva que identificasse o infrator.

O torcedor foi identificado com o nome de Francisco das Chagas Sousa e retirado do estádio, sendo levado para delegacia, desta forma, após a identificação do torcedor, a partida foi reiniciada normalmente.

Informo que o quarto árbitro da partida Sr. Fábio Gomes de Sousa, o goleiro Caíque Luiz Santos da Purificação e o major Sr. Wilton José de Sousa Silva foram até a delegacia após o término da partida e prestaram depoimento para o alto de prisão em flagrante.

Informo que a cópia do alto de prisão em flagrante não foi enviado a tempo da publicação da súmula devido a troca de plantão do major que estava na partida.”