SERRA GAÚCHA

XI Femaçã é aberta oficialmente em Veranópolis

A programação da Femaçã, em Veranópolis, segue no fim de semana e nos dias 20, 21, 22 e 23 de abril, no Parque de Exposições José Bin.

Foto: Siderlei Ditadi/Divulgação

A cidade de Veranópolis, na Serra gaúcha, começou a celebrar nesta sexta-feira (14) a 11ª edição da Femaçã (Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial).

A cidade, que é pioneira no cultivo da fruta no Brasil, abriu oficialmente seu grande espetáculo na manhã desta sexta. A programação segue no fim de semana e nos dias 20, 21, 22 e 23 de abril, no Parque de Exposições José Bin.

Reunindo cerca de 500 pessoas, a cerimônia foi realizada no palco Gala do Ginásio Leonir Farina. Entre os presentes estavam os secretários estaduais do Rio Grande do Sul, deputados federal e estaduais, prefeitos das cidades da Serra Gaúcha, secretários municipais, vereadores, entidades representativas e cortes de diversos municípios da região.

A solenidade contou com as apresentações da atriz Marina Mendo, da Orquestra de Sopros e do Coro da Associação Musical de Veranópolis, que homenagearam os produtores de maçã.

Em seu pronunciamento, o presidente da XI Femaçã, Vagner Cielo, mencionou o agricultor José Bin, responsável por comprar uma maçã da Califórnia e plantar, em 1935, as cinco sementes que se tornariam as primeiras macieiras do Brasil.

“A Femaçã é um evento de referência nacional e isso se deve ao envolvimento de toda comunidade veranense. Sonhamos juntos e estamos aqui fazendo esta festa para comemorar a vida longa, celebrando valores que recebemos dos nossos antepassados e vivenciando experiências que farão parte das nossas memórias”, discursou.

As soberanas da XI Femaçã, a imperatriz Taís Munaretti e as princesas Gisele Rebelatto da Fonseca e Angélica Verruck, também deram as boas-vindas e compartilharam com o público a emoção que é representar o principal evento do município. O trio vestia o novo traje oficial, em estilo greco-romano, confeccionado por Anita e Letíca Cenci.

“A maçã é o símbolo desta festa, ela tem uma importância muito grande para a história e a cultura de Veranópolis. Comemoramos com orgulho a Femaçã, que é sinônimo de união, festividade e tradição. São mais de 60 anos de história e de pessoas que trabalham de forma voluntária para que nossa festa seja um dos maiores eventos comunitários do Sul do país”, salientou a imperatriz Taís Munaretti.

O evento

Em 21,6 mil m² de área, a XI Femaçã oferece aos visitantes mais de 100 atrações culturais, artísticas e esportivas, 130 expositores em segmentos como artesanato, comércio, indústria, máquinas, veículos e implementos agrícolas e duas praças de alimentação. A grade completa da programação pode ser acessada neste link.

O acesso ao parque vai das 10h às 22h, exceto no domingo, que abre no mesmo horário, mas com fechamento mais cedo, às 20h. Os ingressos estão à venda no local, por R$ 10, e inclui a entrada para os shows regionais. No dia 20, o acesso é gratuito.

Para as apresentações nacionais, os bilhetes devem ser adquiridos à parte, a partir de R$ 40, à venda no site. Neste sábado (15), às 23h30min, o show principal fica por conta de César Menotti e Fabiano, que apresentam os maiores sucessos da carreira com o espetáculo “Os Menotti”.

Na próxima quinta (20), sobem ao palco a dupla Claus e Vanessa e no dia 22 será a vez do mineiro Alexandre Pires, com o “Baile do Nego Véio”.