VALE DO PARANHANA

Três Coroas recebe campeonato Pan-Americano de Canoagem

A programação inclui atrações culturais para o público com shows de música, gastronomia e atividades para todas as idades em Três Coroas.

Foto: Daniel Munez/Divulgação

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, Três Coroas recebe o Campeonato Pan-Americano de Canoagem. O evento esportivo deve reunir pelo menos 150 atletas de oito países nos três dias de competição no Parque das Laranjeiras.

“Três Coroas tem participação importante no desenvolvimento da canoagem no Brasil. Será uma oportunidade única para assistir de perto atletas internacionais de alto nível”, conta Edrei Ascencio, presidente da Associação Trescoroense de Canoagem.

A expectativa da organização é de que o evento traga aproximadamente 2 mil pessoas à cidade, movimentando também toda a região. Além da competição, que acontece nas corredeiras do Rio Paranhana, a programação inclui atrações culturais para o público com shows de música, gastronomia e atividades para todas as idades.

Seletiva

Ao todo serão duas modalidades em disputa: canoagem slalom e caiaque cross. O campeonato serve de seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que acontecem em outubro em Santiago, no Chile. Os melhores atletas de cada categoria garantem vaga para a competição.

Delegações do Chile, México, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Peru, Venezuela e Paraguai já estão confirmadas. Os canoístas e multi medalhistas brasileiros Ana Sátila e Pepê Gonçalves integram a delegação brasileira.

Ana é o principal nome da canoagem slalom brasileira, ela já participou de duas Olimpíadas e soma três medalhas de ouro e uma de prata em Jogos Pan-Americanos.

Pepê tem três medalhas em Jogos Pan-Americanos, duas de ouro e uma de prata, e em 2020, com o bronze no K1 em Ljubljana (SLO), se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em provas olímpicas em uma etapa da Copa do Mundo da modalidade.

A entrada para o Campeonato Pan-Americano de Canoagem será de R$ 10 e doação de 1kg de alimento não perecível para o público externo, já para moradores de Três Coroas o valor do ingresso é R$ 5 e 1kg de alimento. As doações serão encaminhadas a entidades sociais pela Prefeitura de Três Coroas.