MODERNIZAÇÃO

Trensurb implementa validadores com leitura por QR-code em estações

O objetivo é prosseguir na modernização no sistema de passagens da empresa

A Trensurb e ATP (Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre) concluíram a substituição de um validador em cada estação por equipamentos com capacidade para leitura de QR code. O objetivo é prosseguir na modernização no sistema de passagens da empresa.

Desde janeiro, a Trensurb vinha testando a bilhetagem unitária por QR code. O processo teve início pela Estação Farrapos e foi expandido gradativamente às demais estações do metrô.

A seguir, o número deve aumentar para dois bloqueios por estação com leitores de QR code. E a expectativa é que, até o final de maio, a funcionalidade esteja disponível em todos os validadores do SIM – sistema de bilhetagem da Trensurb, integrado ao TRI, dos ônibus de Porto Alegre.

Os bilhetes impressos com QR codes devem substituir os cartões unitários. Assim, a ideia é que haja mais praticidade e economia para a empresa e mais facilidade para o usuário.

“Superação de um gargalo tecnológico que nós tínhamos, que é o uso dos cartões de plástico” afirma o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto. Para ele, com a troca dos cartões unitários pelo sistema com QR codes, obtém-se “mais segurança operacional, menos falhas e menores custos de manutenção dos equipamentos”, finaliza.

Vale lembrar que as estações da Trensurb também contam com validadores do sistema TEU, da Região Metropolitana.

SIM Passagem Antecipada

Para usuários recorrentes, a recomendação da Trensurb é adquirir o cartão SIM Passagem Antecipada, que é feito gratuitamente em qualquer bilheteria da Trensurb e fica pronto na hora. Esse cartão também permite desconto de integração com os ônibus de Porto Alegre e transferência dos créditos para uma segunda via em caso de perda ou roubo.

Atualmente, a compra do bilhete unitário e a aquisição de créditos para o cartão SIM Passagem Antecipada pode ser feita por meio do site e do aplicativo do TRI, com pagamento por Pix (sem taxa adicional), cartões de crédito ou débito e boleto.