Criminalidade

TJRS reforça alerta para o golpe dos precatórios

Criminosos estão usando o nome do Poder Judiciário para aplicar uma fraude financeira contra quem tem direito a receber valores devidos pelo governo após uma decisão judicial. 

O TJRS (Tribunal de Justiça do RS) emitiu uma nova advertência para que a população não caia em golpes. Criminosos estão usando o nome do Poder Judiciário para aplicar o “golpe do precatório”, uma fraude financeira que tem como alvo pessoas que possuem direito a receber valores devidos pelo governo após uma decisão judicial.

Conforme o TJ, informação, atenção e algumas medidas básicas de segurança podem evitar armadilhas. Entre as orientações estão não clicar em links desconhecidos, em especial aqueles enviados por números no WhatsApp. Mas a principal é não efetuar pagamentos a essas pessoas que entram em contato.

Se você precisar de informações de valores judiciais a receber, informe diretamente seu advogado ou entre em contato com o Foro mais próximo e acesse sempre sites oficiais do Tribunal de Justiça, seja do Estado ou Federal.

Os golpistas estão se apresentando como advogados, procuradores ou desembargadores. Eles pedem a vítima pague um “adiantamento” em dinheiro para fazer a liberação dos valores. Outra forma é uma suposta liberação antecipada do valor do precatório, mediante o depósito de quantia para pagamento de “custas”, via PIX.

Importante saber que nenhum valor é cobrado pelo TJRS para a liberação das parcelas e tampouco para o pagamento do saldo ou integralidade do crédito do precatório. Os credores podem obter informação segura junto ao Serviço de Processamento de Precatórios, que está habilitado a atualizar sobre a situação do precatório, previsão de pagamento e possibilidade de pedido/recebimento da parcela superpreferencial por doença grave, deficiente ou idoso.

A partir do número do precatório é possível realizar pesquisa e acompanhamento do pagamento de seu crédito no site do Tribunal de Justiça. Informações também pelos telefones (51) 3210-7291 / 3210-7293 / 3210-7335.

Se você foi vítima desses criminosos, precisa comunicar a Polícia Civil. Os endereços das delegacias de polícia estão disponíveis neste link.