TERCEIRA POSIÇÃO

RS ultrapassa 2 gigawatts de potência de energia solar

A potência instalada no Rio Grande do Sul coloca o estado na terceira posição do ranking nacional.

energia solar
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos.

Segundo recente mapeamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a região acaba de ultrapassar 2 gigawatts (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A potência instalada no Rio Grande do Sul coloca o estado na terceira posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o território gaúcho responde sozinho por 11,1% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade.

O estado gaúcho possui mais de 227,9 mil conexões operacionais, espalhadas por 497 municípios, ou 100% dos 497 municípios da região. Conforme a ABSOLAR, atualmente são mais de 302,4 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul a atração de mais de R$ 10,5 bilhões em investimentos, geração de 60,2 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2,8 bilhões aos cofres públicos.

Para Mara Schwengber, coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio Grande do Sul, o avanço da energia solar no estado é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“O estado do Rio Grande do Sul é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, ressaltou Mara.

Regulamentação

Segundo análise da ABSOLAR, com a regulamentação da Lei nº 14.300/2022, a geração própria de energia renovável conquistou segurança jurídica e estabilidade regulatória, fundamentais para manter o avanço do setor e a democratização da energia solar no Brasil.

“Portanto, fica a mensagem para toda a sociedade brasileira: regulamentada a lei, o consumidor tem a clareza de que a geração própria de energia solar é, e continuará sendo, uma excelente solução para economizar na conta de luz e ainda contribuir para a sustentabilidade do Brasil”, ressalta Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.