Panorama do Comércio

RS registra crescimento das vendas do comércio varejista

Presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, aponta que vendas estão ligeiramente acima do observado antes da pandemia

Crédito: Maria Ana Krack / PMPA

As vendas do comércio varejista registraram um crescimento expressivo na comparação entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. O resultado interrompe uma sequência de quatro meses consecutivos de queda das vendas na comparação mensal.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o avanço foi de 5,8%, superando o observado na média nacional (3,8%). “Com desempenho acima da média nacional, observa-se que o patamar atual do volume de vendas do comércio varejista está ligeiramente acima do observado antes da pandemia”, destaca o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.

Apesar da perda de dinamismo vista no último trimestre de 2022, com quedas seguidas na comparação mensal, as vendas do comércio varejistas mostraram crescimento expressivo no acumulado dos 12 meses encerrados em janeiro de 2023. O avanço foi de 7,4%.

O varejo ampliado – que inclui, além do comércio varejista, as vendas de automóveis, motocicletas, peças, materiais para construção e o atacado de alimentação e bebidas – registrou um crescimento de 1,6% na comparação mensal. As vendas do varejo ampliado crescem 4,4% nessa base de comparação, sendo que, no país como um todo, as vendas do varejo ampliado recuaram 0,5% no acumulado.

Combustíveis e lubrificantes lidera vendas no RS

O segmento de “Combustíveis e lubrificantes” continua tendo o melhor desempenho entre as atividades comerciais do Rio Grande do Sul. De acordo com o IBGE, o avanço das vendas desses itens foi de 34,6% no acumulado dos 12 meses encerrados em janeiro de 2023. Esse dado ainda não capta os efeitos da reoneração dos combustíveis, em vigor desde março.

Após este segmento surge o de “Livros, jornais, revistas e papelaria”, com variação de 29,1%.