Mudança no governo

Ricardo Capelli é nomeado ministro interino do GSI

Ricardo Capelli já exerceu a função de interventor na área de segurança pública do Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de janeiro.

Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu nomear o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli, como ministro interino do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) em substituição a Gonçalves Dias, que pediu demissão nesta quarta-feira (19).

Capelli já exerceu a função de interventor na área de segurança pública do Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de janeiro.

Imagens divulgadas pela CNN Brasil mostram o general Gê Dias, como era conhecido, ao lado de golpistas que invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e patrimônio da União nele instalado, no dia 8 de janeiro.

A saída dele do governo ocorreu pouco depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O militar chefiou a segurança do petista durante seus dois primeiros mandatos (2003-2010). Antes da demissão, o GSI divulgou nota afirmando que realiza investigações internas sobre a conduta de seus agentes durante a invasão do Palácio do Planalto.

Vídeos do circuito interno de vigilância do Planalto mostram o, agora, ex-ministro circulando pelo terceiro andar, onde fica o gabinete da Presidência da República. Em um primeiro momento, ele está sozinho e tenta abrir portas de gabinetes. Após alguns minutos, o ministro aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens sugerem que ele indica a saída de emergência ao grupo de vândalos.