BRASILEIRÃO

"Só tirei o avião e o cansaço da viagem do corpo deles", diz Renato após Grêmio vencer o Santos

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio começou o Campeonato Brasileiro 2023 com o pé direito. Na noite deste domingo (16), atuando no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o tricolor gaúcho venceu o Santos por 1 a 0.

A torcida do Grêmio apareceu em peso no estádio e empurrou a equipe gremista durante os 90 minutos. O jogo foi disputado longe da Arena do Grêmio já que o clube cumpre punição devido a uma briga entre a torcida tricolor, que aconteceu durante a disputa da série B em 2022.

Nos primeiros segundos, o goleiro Adriel demostrou segurança ao pegar firme uma cabeçada perigosa de Lucas Barbosa. Não demorou muito para o Grêmio se impor na partida e iniciar a troca de passes rápida.

Aos dois minutos, Diogo Barbosa avançou em velocidade pela esquerda e tocou para trás, encontrando Zinho. Ele, dentro da grande área, chutou colocado, mas a bola foi para fora.

Com o embalo da presença da torcida gremista, o Grêmio passou a pressionar a equipe do Santos. Mas o time do técnico Renato Gaúcho encontrou dificuldades na marcação adversária para chegar no ataque.

Já o time santista atuava no contra-ataque. O goleiro Adriel teve pouco trabalho com o ataque da equipe do Santos. O Grêmio fez o único gol da partida aos 44 minutos do primeiro tempo. Diogo Barbosa, pela esquerda, cruzou. A defesa santista afastou e, no rebote, João Pedro chegou chutando forte e balançou as redes, 1 a 0.

Segundo tempo

O Grêmio voltou para a segunda etapa com duas modificações. João Pedro saiu para entrada de Thomas Luciano e Darlan entrou na vaga de Villasanti.

A primeira finalização foi gremista. Aos 4 minutos, a bola sobrou para Diogo Barbosa, que chegou chutando de fora da área, mas a bola subiu demais.

Logo depois, aos cinco, em outro lance, ela sobrou para Bitello. Da entrada da grande área, o camisa 39 finalizou, mas a tentativa também foi por cima do gol. Porém, Messias acabou atingindo Cristaldo na área. O árbitro foi para o VAR e marcou pênalti. Suárez bateu, mas a bola subiu demais e foi pela linha de fundo.

A partir dos 10 minutos, a partida começou a ficar mais movimentada. Aos 16 minutos, Adriel realizou uma grande defesa. Após cruzamento, o zagueiro Eduardo desviou e o goleiro do Grêmio salvou a queima roupa. Um minuto depois, o goleiro gremista pegou firme um chute de Soteldo.

A partir dos 30 minutos do segundo tempo, o Grêmio cresceu na partida e voltou a pressionar. O time gremista só não ampliou o placar porque faltou pontaria no ataque.

Coletiva

Na coletiva, Renato comentou sobre a falta de tempo para treinar antes de enfrentar o Santos. “Na verdade não tive tempo nenhum, porque sábado pela manhã os jogadores não fizeram praticamente nada. Só tirei o avião e o cansaço da viagem do corpo deles”, disse.

“Taticamente não deu para fazer absolutamente nada para a partida. O Santos é uma grande equipe e deu bastante trabalho”, ressaltou o treinador do Grêmio. “O mais importante de tudo é que conseguimos estrear bem, com vitória”, completou.

Na coletiva, Renato também foi questionado sobre os reforços. “Nós estamos atentos, mas as vezes o que queremos não é possível pela questão financeira. Querer, queremos. Mas entendo o lado financeiro e as lesões são um problema também. Estamos com bastantes jogadores no departamento médico. Nessa semana vamos tratar de tirar mais alguém de lá”, respondeu.