Operação Tiradentes

Porto Alegre registra quase 100 sinistros de trânsito durante o feriadão

Colisões ocorridas no trânsito de Porto Alegre resultaram em dois óbitos, ambos com envolvimento de motocicletas, e diversos feridos graves. 

O feriado de Tiradentes foi de muitas ocorrências no trânsito de Porto Alegre. Desde o final da última semana foram registrados 96 sinistros de trânsito, que resultaram em dois óbitos, ambos com envolvimento de motocicletas, e diversos feridos graves.

Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), a acidentalidade foi alta e preocupante. Apenas no período da Operação Tiradentes, que ocorreu das 18h da quinta-feira (20), até esta segunda-feira (24), foram contabilizadas 48 ocorrências com feridos, sendo seis atropelamentos. Além disso, ocorreram outros 48 acidentes com danos materiais.

Neste período, os agentes da EPTC realizaram 29 operações com o objetivo de coibir o excesso de velocidade e fiscalizaram 9.492 veículos. Dentre as maiores velocidades identificadas, destacam-se três motocicletas que registraram 133 km/h, 117 km/h e 110 km/h e dois automóveis a 128 km/h e 123 km/h, em vias com limite de 60 km/h.

Além destes excessos, do total de veículos verificados, 1.075 cometeram irregularidades. Apesar do comportamento de risco, isto indica que a maioria dos condutores (88,6%) respeita a sinalização e os limites de velocidade nas vias fiscalizadas.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destaca a preocupação com os comportamentos de risco no trânsito. “Reforçamos as ações de educação, fiscalização e engenharia para prevenir estas ocorrências, mas é essencial a conscientização de toda a população. Os condutores devem ser mais cautelosos quanto à segurança viária, para perceber os riscos e assim reduzir o número de vidas perdidas nas vias da Capital”, destaca.

De acordo com o Programa Vida no Trânsito, os principais fatores que resultam em morte em Porto Alegre são conduzir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regular, excesso de velocidade e a ingestão de bebida alcoólica. E a participação das motocicletas nestas ocorrências segue com grande incidência. Desde o início do ano foram registradas sete vítimas fatais com envolvimento de motos, nas quais, entre os condutores, três não eram habilitados.