CARTÃO VERMELHO

Polícia Civil deflagra operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Foi apurado que 13 pessoas mantinham rotina de compra e venda de drogas em grandes quantias, bem como movimentação ilícita de valores nas contas bancárias diariamente

Policiais civis reunidos em grande número em um local coberto antes do cumprimento da ação da manhã desta terça-feira, 25 de abril de 2023
Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (25) uma operação para combater a lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação para o tráfico. A “Operação Cartão Vermelho” ocorre por meio da 1ª DIN/DENARC.

Ao todo, são cumpridas 30 ordens judiciais, sendo 11 prisões temporárias, 11 ordens de busca e apreensão, 5 bloqueio de contas bancárias e 3 sequestros de veículos, nos bairros Rubem Berta e Jardim Lindoia, em Porto Alegre e em Gravataí.

Até às 7h30 desta terça-feira, 6 pessoas já haviam sido presas. Também já foram apreendidos 3 veículos, 3 armas de fogo e cocaína fracionada para venda. A operação conta com 55 policiais civis, equipados com 27 viaturas policiais.

apreensões da Operação Cartão Vermelho. Drogas, duas pistolas, munições, dinheiro e celulares
Foto: Polícia Civil/Divulgação

O grupo

Segundo a Polícia Civil, o grupo investigado é especializado na distribuição de crack e cocaína em Porto Alegre. Também foi identificada lavagem de capitais mediante transferência reiterada dos valores para contas de terceiros.

A lavagem de dinheiro ocorria pela dissimulação e transferência contínua dos valores entre as mesmas contas para retirar a origem ilícita e de forma circular. Essas sucessivas transferências visavam encobrir a origem ilícita do dinheiro.

Nos meses de maio a setembro de 2022, o grupo movimentou cerca de R$ 1,4 milhão em transferências bancárias entre traficantes e laranjas. Uma advogada também é investigada por auxiliar o grupo, colocando veículos em seu nome, que eram utilizados para transportes de drogas. Ela também orientava juridicamente o grupo para facilitar a lavagem de dinheiro.

A investigação

As apurações iniciaram em agosto de 2022. Na ocasião quando a 1ª DIN/DENARC prendeu um casal com 18kg de crack na zona sul de Porto Alegre. A droga era avaliada em mais de R$ 300 mil.

A partir dessa apreensão, foi identificado um esquema milionário de distribuição de drogas estava em curso em Porto Alegre. Foi apurado que 13 pessoas mantinham rotina de compra e venda de drogas em grandes quantias, bem como movimentação ilícita de valores nas contas bancárias diariamente.