FAXINAL DO SOTURNO

Polícia Federal investiga fraudes ao INSS na região Central do RS

Benefício de homem morto em 2011 seguiu sendo sacado por meio de falsa prova de vida.

A Polícia Federal deflagrou, na quarta-feira (19), a segunda fase da Operação Romero, que apura fraudes contra a Previdência Social. As irregularidades eram praticadas com a obtenção indevida de benefício assistencial concedido pela União. Na ação, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão no município de Faxinal do Soturno.

A investigação teve início em dezembro de 2021, pela suspeita de que um homem teria comparecido ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para realizar a prova de vida, passando-se por um beneficiário falecido em 2011.

A partir de uma série de diligências, a Polícia Federal identificou a participação da filha do homem falecido e do seu padrasto na fraude. Com a falsa “prova de vida”, o benefício seguiu sendo sacado por aproximadamente 10 anos, causando considerável prejuízo à Previdência Social.

Com as informações coletadas durante as buscas realizadas na primeira fase da operação, em 28 de março de 2023, foi possível identificar o suspeito de ser o mentor do crime, que é alvo desta segunda fase. Os investigados poderão ser indiciados por estelionato qualificado e falsidade ideológica, cujas penas máximas excedem 10 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência a George Andrew Romero, diretor do filme A Noite dos Mortos-Vivos que trata sobre zumbis que trata “de uma história sobre a reanimação misteriosa de indivíduos recentemente mortos”.