OPERAÇÃO ANÓXIMA

Polícia Civil deflagra operação para combater homicídios na Região Metropolitana

Os investigados pelo duplo homicídio qualificado possuem graves antecedentes por tráfico, homicídio, violência doméstica e lesão corporal, dentre outros

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (24), uma operação para combater o crime organizado e homicídios na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ação ocorre através do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa), com apoio da Brigada Militar.

Chamada “Operação Anóxima”, a investida visa o esclarecimento e responsabilização tanto de executores, quanto de mandantes de crimes de homicídios ocorridos na região que inclui os municípios de Canoas, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí e Alvorada.

No total, estão sendo cumpridas 39 ordens judiciais, sendo 30 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva. Até o momento, cinco pessoas foram presas. Os investigados pelo duplo homicídio qualificado possuem graves antecedentes por tráfico, homicídio, violência doméstica e lesão corporal, dentre outros.

O período das ocorrências investigadas de morte ou tentativa é de setembro de 2022 até março de 2023.

Investigação

Segundo a Polícia Civil, um dos homicídios investigados ocorreu em Viamão, no bairro Lomba do Pinheiro, no dia 18 de março desde ano. O crime ocorreu em represália ao fato do pai da vítima ter registrado uma ocorrência de roubo, em que os autores do homicídio haviam roubado o bar da família da vítima e ameaçado a família para que não procurasse a polícia.

Em represália ao registro policial, os cinco investigados alvejaram o carro da vítima, imaginando que seu pai também estaria dentro, mas acertaram somente seu filho, que veio a óbito, e outra pessoa que sobreviveu ao atentado.