CONTEÚDO PATROCINADO

MAPFRE registra crescimento de 115% na procura por seguro rural em Caxias do Sul

Modalidade de apólice garante proteção contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversidades que afetam as lavouras. Seguro em cultura de uvas e frutas de caroço são os destaques da região, segundo a MAPFRE

Guilherme Bini, diretor territorial da MAPFRE para a região Sul. Foto: Divulgação

As mudanças climáticas dos últimos anos, com secas ou períodos longos de chuvas em diferentes regiões do Brasil, afetaram muitas propriedades rurais durante as safras.

A MAPFRE, uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro do mundo, registrou um aumento de 115% na busca pelo seguro rural na região de Caxias do Sul, em 2022, na comparação com o ano anterior.

Esse crescimento na adesão pelo seguro rural representa uma maior compreensão do produtor sobre a importância de proteger aquilo que lhe garante sustento, enquanto alimenta o mercado e a população.

“Em 2022, a MAPFRE registrou 1 bilhão de prêmios emitidos em seguros rurais no Brasil. Ao mesmo tempo, para a seguradora, a região sul representou o maior número de sinistros rurais, devido às intempéries climáticas que assolaram a região. E é por isso que reforçamos sempre a necessidade de assegurar aquilo que é importante para os produtores e buscamos desenvolver produtos que atendam cada vez mais às suas necessidades”, pontua Guilherme Bini, diretor territorial da MAPFRE para a região Sul.

A importância de se adaptar às novas demandas da terra atinge, principalmente, aqueles que lidam com a natureza. Por isso, é preciso estar preparado. E, assim como a rotação de culturas garante que o solo estará mais forte para a próxima safra, os seguros garantem a tranquilidade do produtor para continuar o seu trabalho mesmo após um imprevisto.

Existem modalidades de seguro rural em que o produtor garante não apenas a colheita, mas também o maquinário da propriedade, que pode sofrer avarias.

“Dentro das nossas opções, o ‘Colheita Garantida’ é um dos mais procurados. Isso porque ele garante a cobertura da perda da produção da lavoura em decorrência do clima, garantindo uma receita mínima ao produtor segurado. Além dele, a proteção por geada e granizo também é recorrente”, explica o executivo.

Representando um dos maiores polos produtores do agronegócio do Brasil, a região sul é referência quando se trata de uvas, frutas de caroço e seus derivados. Para manter o padrão de qualidade, é preciso investir muito esforço nas safras, porém, existem imprevistos e interferências externas que não são tão simples de serem contornadas. Basta um período de estiagem, ou o seu oposto, para prejudicar o trabalho de meses no campo.

“Nós sabemos que as produções representam o sustento de muitas famílias, ao mesmo tempo que abastecem o mercado. Ter um seguro rural significa proteger não só o produtor, mas todos que estão sob o seu guarda-chuva empregatício, compradores e fornecedores, além de demonstrar uma maior preocupação com o que vai chegar ao consumidor”, conclui o executivo da MAPFRE.

Para fazer a adesão ao seguro rural oferecido pela MAPFRE, é necessário entrar em contato com um corretor de seguros. Ele fará a análise e indicará o que melhor se encaixa à realidade do cliente. Informações disponiveis em pontosdevenda.mapfre.com.br/consulta_corretores_mais_new.asp.