IPVA 2023 RS

IPVA: pagamento por final da placa começa nesta segunda-feira

Os proprietários que ainda não quitaram o IPVA devem ficar atentos: os vencimentos ocorrem nesta última semana de abril. 

O calendário de vencimento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Rio Grande do Sul começa nesta segunda-feira (24). Os proprietários que ainda não quitaram o tributo devem ficar atentos para os prazos, pois todos os vencimentos ocorrem nesta última semana de abril.

O prazo para quitação dos veículos com final de placa “1” e “2” encerra-se nesta segunda. O vencimento dos demais finais de placa seguirá o cronograma, encerrando-se na sexta-feira (28), data em que vencem as placas de final “9” e “0”.

Até a data de vencimento, os motoristas poderão aproveitar os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, cuja redução pode chegar a 20% do valor do tributo, caso o contribuinte usufrua da cota máxima de cada benefício.

O desconto de Bom Motorista reduz até 15% do imposto para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito. Já o programa Bom Cidadão oferece desconto de 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2021 e 30 de outubro de 2022.

Crédito: Governo do RS

O que acontece se não pagar o IPVA

Os motoristas que atrasarem o pagamento do IPVA terão de pagar multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Após mais de dois meses em situação de inadimplência, os contribuintes correm o risco de terem seus nomes inscritos na Dívida Ativa. Além disso, o motorista que perder o prazo de vencimento poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Detran, caso seja flagrado em circulação.

Os proprietários que optaram pelo parcelamento do tributo em seis vezes, desde janeiro, seguem com o calendário de parcelas aberto até junho.

Quem paga IPVA? 

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2004, exceto os isentos por lei.

Como pagar o IPVA 2023?

O proprietário deverá apresentar o código Renavan e a placa do carro. Consulte aqui o valor do IPVA e faça o pagamento do seu veículo. Junto ao IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Fique atento

Antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas. São elas:

Nome: Ipva Sefaz/RS
CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
Instituição: Bco do Estado do Rs S.A
Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080

Onde pagar?

Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por PIX também está disponível.