SAIBA MAIS

Intolerância à lactose e alergia à proteína do leite são diferentes; Confira

O diagnóstico de intolerância à lactose é principalmente clínico.

Pessoas intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite e derivados têm alguns sintomas similares quando consomem o alimento, porém as doenças são diferentes e geram confusão.

Segundo a nutricionista Marivone Rosa, a alergia a produtos lácteos é uma resposta imunológica contrária às proteínas do leite, sendo que o consumo pode levar a pessoa alérgica a ter reações como inchaço de boca, garganta, língua e outras partes do corpo; além de urticária, vermelhidão, coceira, diarreia, náusea, entre outras.

Já a intolerância é uma deficiência na digestão da lactose (açúcar do leite) por falta da enzima lactase no organismo. O diagnóstico deve ser realizado por um profissional de saúde para identificar se é intolerância, alergia ou outra doença.

Embora não tenham cura, o tratamento envolve dieta alimentar adequada, o que proporciona qualidade de vida para quem as tem. Marivone recomenda acompanhamento nutricional para que o corpo não tenha deficiência de vitaminas.

“As pessoas que precisam restringir ou deixar o consumo podem desenvolver carência de cálcio, por exemplo. Porém, é possível incluir esse mineral no cardápio a partir de outros alimentos. Esse ajuste alimentar é realizado por um nutricionista”, explica.

O diagnóstico de intolerância à lactose é principalmente clínico, enquanto o de alergia à proteína do leite é realizado medindo a glicemia sanguínea do paciente e também o teste de hidrogênio expirado.

Por isso, o acompanhamento e tratamento são importantes para que os sintomas não progridam, ou outros problemas sejam desencadeados porque as defesas do organismo são atacadas. Uma alternativa para ajudar o contorno dessas duas condições é a elaboração de uma dieta adequada à condição.

A nutricionista dá dicas de alimentos que podem substituir o consumo do leite para intolerantes à lactose ou alérgicos ao leite:

  • Leguminosas e hortaliças: todas as verduras verdes, principalmente as escuras estão liberadas.
  • Frutas: maçã, laranja, banana, morango, melão, entre muitas outras.
  • Frutos do mar e peixes: camarão, sardinha etc.
  • Laticínios sem lactose: queijo, leite, desde que o grau da intolerância não seja severo.
  • Leite: o leite de vaca pode ser substituído por bebidas vegetais, amêndoas, arroz e aveia.
  • Cereais integrais: macarrão, arroz e pão integral.