Advertência

Inmet publica alerta laranja de tempestade para parte do RS

Alerta laranja de tempestade é válido para grande parte do RS, incluindo parte da região metropolitana de Porto Alegre.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou uma advertência para a possibilidade de temporais no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O alerta laranja de tempestade é válido para grande parte do RS, incluindo parte da região metropolitana de Porto Alegre.

Conforme o órgão de meteorologia, há risco para temporais com rajadas de vento, chuva intensa e queda de granizo. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, diz o texto do Instituto.

Estão na área de advertência as regiões da Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, região Central, Costa Doce (cidades próximas da Lagoa dos Patos), Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí e parte da região metropolitana (veja no mapa abaixo).

O prazo para expiração do alerta laranja de tempestade é as 10h da manhã de quinta-feira (13). Esse tipo de advertência pode ter mudança no seu prazo de vigência, conforme o deslocamento das instabilidades.

O Instituto recomenda que, em caso de temporal, as pessoas evitem sair até a passagem da tempestade. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ficar próximos de muros, pois estes podem ceder por causa do vento forte ou pela queda de árvores, galhos ou postes.

Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O que diz a previsão do tempo

Segundo a previsão do tempo, o calor ganha força nesta quarta-feira e o tempo fica bastante abafado em cidades da Região Central, Região Metropolitana e Norte do Estado.

A aproximação da frente fria traz iinstabilidades para a Região Sul do Estado, se espalhando ao longo do dia para a Campanha e Região Central e próximo à Lagoa dos Patos. Há risco de temporais isolados nessas áreas, especialmente entre a tarde e noite.

No restante das áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, o dia será de sol entre nuvens. Conforme a Sema RS, as pancadas de chuva chegam à Região dos Vales e Região Metropolitana a partir da noite.