REGIÃO SUL

Hospitais de Pelotas recebem novos equipamentos

Segundo o governo do Estado, o investimento em Pelotas vai beneficiar 1 milhão de pacientes do SUS.

Foto: Maurício Tonetto/Secom

Em roteiro pela cidade de Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite entregou equipamentos para três hospitais do município.

Segundo o governo do Estado, os investimentos totalizam cerca de R$ 2,5 milhões e garantirão mais atendimento e cirurgias para cerca de 1 milhão de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

O prefeito em exercício Idemar Barz acompanhou o governador na entrega dos equipamentos, que beneficiam o Hospital Beneficência Portuguesa, o Hospital Santa Casa de Pelotas e o Hospital Universitário São Francisco de Paula.

O Hospital Beneficência Portuguesa recebeu um aparelho laser para a realização de cirurgias urológicas de litotripsia. O equipamento, segundo o diretor executivo da Beneficência Portuguesa, Armando Manduca, são únicos no sul do Estado, permitindo não apenas o tratamento de cálculos urinários como cirurgias de próstata, com redução do risco de sangramento, e a alta ocorrendo geralmente em 24 horas.

A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas foram instalados no centro cirúrgico quatro novos bisturis eletrônicos, um aparelho de anestesia e uma central de monitoramento para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e um arco cirúrgico.

“Esses equipamentos oferecerem agilidade e efetividade no processo médico. Melhoram a excelência dos serviços, minimizando riscos e danos aos pacientes”, explicou a enfermeira-chefe do centro cirúrgico, Marcilene Carvalho.

Por fim, o Hospital Universitário São Francisco de Paula recebeu oito equipamentos de hemodiálise.

“O governo do Estado tem feito investimentos muito importantes aqui em Pelotas, principalmente na área da saúde. Além dos equipamentos que entregamos hoje, temos um aporte de R$ 60 milhões para a construção do novo Hospital de Pronto Socorro. Nesse nosso novo ciclo de governo, queremos acelerar esses investimentos e criar as condições para que possamos atender também a outras demandas dos hospitais”, afirmou Leite.