SAÚDE

Hipertensão: Veja cinco passos para evitar a doença

A cada dez brasileiros, três sofrem de hipertensão arterial.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A cada dez brasileiros, três sofrem de hipertensão arterial, segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

Para chamar atenção à seriedade da doença e à importância de cuidados e exames, o Brasil instituiu o dia 26 de abril como Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

A doença, que aumenta a rigidez muscular da parede das artérias, pode causar problemas sérios de saúde, como infarto e acidente vascular cerebral.

“É uma doença silenciosa, sem sintomas claros, e uma pessoa pode nem saber que tem essa condição se não fizer exames periódicos. Convive com uma condição séria sem o diagnóstico e o tratamento adequados”, afirma a cardiologista Natália Geske Lopes.

Hábitos de vida mais saudáveis, explica Natália, são fundamentais para evitar a doença. “A hipertensão está totalmente relacionada com maus hábitos, como tipo de alimentação, sedentarismo e tabagismo. Independentemente da idade, todas as pessoas devem aferir a pressão regularmente, ao menos uma vez por ano, em consulta com seu médico”, ressalta a cardiologista.

Veja recomendações de Natália para prevenir a hipertensão e levar uma vida mais saudável:

Meça a pressão pelo menos uma vez por ano

Como os sintomas não são claros, a melhor maneira de monitorar a doença é aferir a pressão. Ao menos uma vez por ano, faça isso em consulta médica. “Para qualquer avaliação, o melhor é sempre consultar um médico”, afirma Natália.

Saia do sedentarismo

Pratique atividades físicas ao menos três vezes por semana. Encontre uma atividade física que você goste. Assim, as chances de se manter motivado e continuar se exercitando são muito maiores.

Mantenha o peso ideal

Evite a obesidade. O acúmulo de gordura no abdômen tem relação direta com a hipertensão. Além da atividade física, adote uma alimentação saudável, diminua o sal e as frituras, aumente frutas, verduras e legumes.

Não fume

O cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas estão entre os fatores de risco para desenvolver hipertensão arterial. E podem agravar a condição de quem já tem a doença.

Ame e seja amado

O estresse pode desencadear diversas doenças, entre elas a hipertensão. Fuja de relações tóxicas, no trabalho e fora dele.

Durma bem, descanse, pratique atividades físicas e reserve um tempo para o lazer. Tenha um amor, cultive a família e as boas amizades.