COPA DO BRASIL

"Alguns jogadores sentaram na vantagem", diz Renato após Grêmio empatar com ABC

Com sustos, o Grêmio passou para a próxima fase da Copa do Brasil 2023.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Com sustos, o Grêmio passou para a próxima fase da Copa do Brasil 2023. Na noite desta quinta-feira (27) na Arena, o tricolor gaúcho empatou em 1 a 1 com o ABC.

No primeiro jogo, válido pela terceira fase, a equipe gremista ganhou por 2 a 0. O adversário das oitavas de final será conhecido através de sorteio, realizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Para o confronto, Renato Gaúcho poupou alguns titulares e escalou uma equipe mista. Nos primeiros minutos, o Grêmio tentou mostrar superioridade, buscando dominar as ações no ataque através da troca de passes. O ABC, por sua vez, atuava no contra-ataque.

A primeira finalização aconteceu aos nove minutos, a favor do Grêmio. No lance, Nathan recebeu e chutou de longe, mas a bola desviou na defesa. O ABC tentou levar perigo para Gabril Grando aos 14 minutos do primeiro tempo. Alemão chutou de longe, rasteiro. O goleiro gremista acompanhou a bola saindo pela linha de fundo.

Aos 20 minutos da primeira etapa, os visitantes abriram o placar. Após um contra-ataque, Matheus Anjos ficou cara a cara com Grando e chutou no canto, sem chances para o goleiro do Grêmio, 1 a 0.

Atrás no placar, a equipe pressionou o ABC, mas não conseguiu igualar o placar no primeiro tempo.

Segundo tempo

O segundo tempo começou equilibrado, mas sem chances de gols para os dois lados. A primeira grande finalização da segundo etapa da equipe do Grêmio, aos 17 minutos. Luis Suárez recebeu na entrada da grande área, avançou com um bom drible e saiu cara a cara com Simão, que realizou uma grande defesa.

A partir daí o Grêmio voltou a crescer na partida. A equipe gremista criou três chances boa para igualar o placar, mas parou no goleiro do ABC.

Já o ABC atuava no contra-ataque, mas a defesa gremista afastava Nos minutos finais, a torcida gremista levou dois sustos. Aos 39 minutos, Grando precisou realizar uma grande defesa, após um chute de Felipe Garcia. Logo depois, aos 40 minutos, os adversários ainda colocaram uma bola na trave.

Mas aos 47 minutos, Everton Galdino garantiu a classificação do Grêmio. Luis Suárez tocou para o atacante, que, da entrada da grande área, bateu colocado e marcou o gol, 1 a 1.

Coletiva

Após o jogo, na coletiva, Renato comentou sobre o desempenho da equipe do Grêmio.“Sofremos num jogo que não poderíamos sofrer”, ressaltou.

“Hoje foi nossa pior atuação sob meu comando. Não fizemos nada certo. Marcamos longe, o adversário ganhou campo. Alguns jogadores sentaram na vantagem”, disse Renato.

“Não podíamos ter sofrido assim. Seria uma vergonha muito grande perder a partida. Poderia ter sido pior, mas fica de exemplo para o futuro. Nosso planejamento foi por água abaixo depois dessa péssima atuação”, completou.

O zagueiro Bruno Alves também comentou sobre atuação da equipe do Grêmio diante do ABC. “Nos faltou compactação. Durante o jogo vimos os volantes deles vindo para cima sem marcação e encontrando os passes. Não podemos sofrer assim”, ressaltou o jogador.

Escalação 

Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro (Fábio), Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Darlan (Vina) e Bitello; Nathan (Lucas Silva), Cristaldo (Galdino) e Zinho (André); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

ABC: Simão; Alemão (Romário), Luiz Gustavo, Habraão e Daniel Vancan; Wallace, Daniel (Thalisson), Matheus Anjos (Leo Ceará) e Maycon Douglas (Jailson); Ramon (Welliton) e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori.