TRICOLOR

Grêmio perde para o Cruzeiro no Independência pelo Campeonato Brasileiro

O jogo foi marcado pela intensidade de ambas as equipes, que disputaram palmo a palmo do gramado durante quase todo o tempo

O Grêmio perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro, na noite deste sábado (22), no Estádio Independência. A partida era válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo foi marcado pela intensidade de ambas as equipes, que disputaram palmo a palmo do gramado durante quase todo o tempo do jogo. A rapidez das ações se somava à fervura criada pela torcida cruzeirense, que compareceu em grande número no Estádio.

Mas, em linhas gerais, o domínio maior da partida foi dos donos da casa. O Tricolor gaúcho segurou o equilíbrio da partida, levando certo perigo em algumas situações, até a metade do primeiro tempo. Depois, as chances começaram a aparecer mais para o lado cruzeirense.

O primeiro tempo terminou com superioridade do Cruzeiro, que tinha mais a bola e traduzia este volume nas conclusões. Foram 9 finalizações do time da casa, algumas delas com perigo, contra 4 do Grêmio.

Segundo tempo

O jogo manteve na etapa final a tônica do primeiro tempo. Um jogo acirrado, mas ainda com superioridade do Cruzeiro. Este quadro levou a gol do time da casa aos 18 minutos. Um escanteio foi cobrado na área e Bruno Rodrigues chegou chutando. A bola ainda quicou antes de entrar no gol de Gabriel Grando.

O Grêmio tentou uma reação, mas seu meio de campo, iniciado por Lucas Silva e Nathan, já não conseguia criar grandes chances. Era mais um esboço do que algo concreto. Na frente Suárez até apresentava a vontade de sempre, mas eram poucas jogadas efetivas criadas.

Para se ter uma ideia, o jogo acabaria com o dobro de finalizações de parte do Cruzeiro. Ao todo, foram 20 a 11 ao final da partida.

A melhor chance do Grêmio saiu mais na base da insistência, aos 29. Cristaldo tocou para Suárez na entrada da área pelo lado esquerdo. O uruguaio ganhou a disputa com o zagueiro e chutou para defesa de Rafael. No rebote, Cristaldo chutou mascado e o goleiro do Cruzeiro encaixou.

Os minutos finais seriam de resistência do Cruzeiro, com algumas escapadas, diante das investidas Tricolores. O jogo acabou com vitória simples do time da casa, mas em uma partida digna das grandezas dos dois times no retorno à elite do futebol brasileiro.

Situação e próximo jogo

O Grêmio termina o sábado na décima primeira posição logo atrás do Cruzeiro. Os jogos do domingo (23) podem alterar a situação.

O próximo jogo do Tricolor gaúcho pelo Brasileirão é no domingo (30), contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. A partida ocorre às 18h30.

Antes disso, o Grêmio tem o ABC pelo segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil. O Tricolor gaúcho venceu a primeira partida por 2 a 0 fora de casa. O jogo da volta será realizado na Arena, na quinta-feira (27), às 21h30.

Escalações

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Neto Moura) e Ramiro (Filipe Machado); Mateus Vital (Wallisson), Nikão (Rafael Bilu) e Bruno Rodrigues; Gilberto -4-5-1- Técnico: Pepa.

Grêmio

Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Galdino) e Nathan (Zinho); Bitello, Vina (André) e Cristaldo (Gustavinho); Suárez -4-5-1- Técnico: Renato Portaluppi

Cartões amarelos

Cruzeiro

Ramiro, Gilberto, Richard, Lucas Oliveira e Marlon

Grêmio

Suárez, Kannemann

Cartão vermelho

Cruzeiro

Lucas Oliveira

Arbitragem

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP-FIFA),
Auxiliar: Alex Ang Ribeiro (SP-FIFA)
Auxiliar: Evandro de Melo Lima (SP).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP-FIFA)