VALE DO RIO PARDO

Exposição resgata objetos familiares dos primeiros imigrantes em Santa Cruz do Sul

A exposição em Santa Cruz do Sul também traz para o público o capricho dos bordados da época.

Foto: Divulgação

Os objetos que integravam a mesa dos primeiros imigrantes em Santa Cruz do Sul são tema da exposição “Em torno da mesa”, do Museu do Colégio Mauá.

A exibição marca a reabertura do espaço, com o conceito da mostra de arte é resgatar os hábitos familiares dos imigrantes.

Conforme o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, a mesa sempre foi um espaço sagrado naquela época, servindo de espaço para a união da família através da alimentação e da oração. “Era ao redor da mesa, que a família fazia a sua refeição preparada com apreço pela mãe com os produtos colhidos na terra cultivada pelo trabalho familiar”, destacou.

As louças coloridas com características requintadas eram desejo das famílias da época, que precisam encomendar os utensílios da Europa e Ásia, pois não havia no Brasil.

“A exposição vai apresentar um conjunto de peças lindas do nosso acervo. Os visitantes irão se surpreender com a riqueza de detalhes e o cuidado especial em torno da mesa”, salientou a diretora do Museu, Maria Luiza Rauber Schuster.

Entre os itens, haverá as xícaras bigodeiras usadas pelos senhores mais abastados no passado e também a famosa cafeteira Globinho.

A exposição também traz para o público o capricho dos bordados da época, feito pelas moças para enxovais, estojo usado para cuidar da beleza pessoal, bolsas de baile, caderneta de baile, entre outras.

Ingressos

A exposição “Em torno da mesa” ficará disponível até dezembro nas terças-feiras a sextas-feiras das 14 às 17 horas. O ingresso custa R$ 4 para adultos e R$ 2 para aposentados e estudantes. Os agendamentos de grupos devem ser feitos pelo telefone (51) 3715-0496.

O museu, localizado na Rua Marechal Floriano, 274, também possui um acervo composto por doações feitas pela comunidade regional e Museu Escolar, com peças arqueológicas, objetos indígenas, materiais referentes aos imigrantes alemães, rara coleção de animais taxidermizados, entre outros.