COMÉDIA

CHC Santa Casa apresenta reestreia do espetáculo "O Malabareador de Ideias"

Ortiz leva para o palco um espetáculo que é ao mesmo tempo divertido e intenso, criando um espaço para reflexão.

Foto: Felipe Paes/Divulgação

Unindo comédia, malabarismo e uma boa dose de crítica social, o espetáculo “O Malabareador de Ideias – Distopia 2023” será a atração do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, nos dias 28 e 29 de abril, a partir das 20h.

Conduzidas pelo multiartista Ramon Ortiz, as apresentações marcam a retomada do projeto após cerca de cinco anos, abrindo a programação do Festival das Artes CHC. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla com valores entre R$ 15 e 30 reais.

Com um estilo único que combina humor e destreza física, Ortiz leva para o palco um espetáculo que é ao mesmo tempo divertido e intenso, criando um espaço para reflexão sobre temas importantes, como desigualdade social, injustiça e intolerância.

“Apesar de manter o mesmo formato cômico e os truques de malabarismo, o novo texto é bastante diferente daquele que estreou em 2015, trazendo agora uma discussão sobre os rumos da nossa sociedade a partir de tudo o que o Brasil viveu nos últimos anos”, destacou.

Entre 2015 e 2018, quando esteve em cartaz, “O Malabareador de Ideias” percorreu diversas cidades do Rio Grande do Sul, contanto com quase 100 apresentações.

Segundo o multiartista, a ideia sempre foi construir um espetáculo de comédia que fugisse do padrão dos trabalhos com a mesma temática.

“Minha forma de conduzir o texto sempre foi muito semelhante à de um comediante de Stand Up e isso surgiu como uma das críticas após as primeiras apresentações, me levando a incorporar cada vez mais no meu trabalho. Fui então estudar sobre o formato, o que me permitiu iniciar também uma jornada no Stand Up”, contou Ortiz.

Para Ortiz, o que diferencia seu trabalho é justamente a capacidade de usar a arte para trazer à tona questões relevantes da sociedade.