Tempestade de domingo

Defesa Civil contabiliza prejuízos após temporais com granizo no RS

As chuvas de domingo causaram danos em diversos municípios. Guaíba e Barra do Ribeiro decretaram emergência por causa dos estragos.

Casa danificada pelo granizo em Guaíba. Crédito: Prefeitura de Guaíba / Divulgação

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil ainda contabiliza os prejuízos causados pelo granizo. Tempestades atingiram municípios da região metropolitana e da região Carbonífera do Estado na tarde de domingo (16). Em Porto Alegre, houve registro de queda de árvores e postes.

As chuvas de domingo causaram danos em diversos municípios. Os trabalhos de identificação do número de atingidos ainda não foram encerrados. Um balanço deve ser divulgado até o fim da tarde desta segunda-feira (17).

Em Guaíba, houve registro de chuva, queda de granizo e ventos fortes. As tempestades ocasionaram destelhamentos e danos materiais em residências nas localidades de Matias, Alto Matias, Passo da Taquara e Boca da Serra. A prefeitura de Guaíba decretou situação de emergência em razão do temporal.

Até o final da manhã, conforme a Defesa Civil, cerca de 40 pessoas estavam desalojadas, ou seja, foram para outros locais ou residências de familiares. Não há registro de desabrigados, quando há necessidade de acolhimento pelo Poder Público em ginásios ou escolas.

O município de Barra do Ribeiro reportou residências destelhadas no interior. A estimativa é que ao menos 200 imóveis tenham sido atingidos. O município também decretou situação de emergência.

Em Mariana Pimentel, houve granizo e destelhamento em residências. Equipes da Defesa Civil Municipal estão realizando o levantamento dos danos e distribuindo lonas. Em São Jerônimo e em Barão do Triunfo foi reportado granizo, que causou danos em lavouras.