SEGURANÇA PÚBLICA

Brigada Militar forma 675 novos soldados

Segundo a Corporação, os novos policiais militares reforçarão a segurança pública gaúcha nos próximos dias

A BM (Brigada Militar) realizou, na manhã desta quinta-feira (20), quatro cerimônias para formar 675 novos soldados que concluíram o CBFPM (Curso Básico de Formação Policial Militar). Os eventos foram realizados simultaneamente em Porto Alegre, Montenegro, Osório e Santa Maria.

Com o novo efetivo, BM formou mais de 2 mil soldados nos últimos dois anos. Segundo a Corporação, os novos policiais militares reforçarão a segurança pública gaúcha nos próximos dias. Eles serão incorporados aos batalhões e comandos da BM.

Entre os formados, são 587 homens e 88 mulheres. Do total, 264 fizeram o curso em Montenegro, 176 tiveram formação em Porto Alegre, 120 foram qualificados em Santa Maria e 115, em Osório.

Foto: Sd Morsch/PM5 (Montenegro)

Entre os novos policiais militares, aproximadamente 26% são de fora do Rio Grande do Sul. Há representantes de 22 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Em Porto Alegre, a solenidade contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “Quando a gente escolhe estar no serviço público, não escolhe apenas uma vaga de emprego. Somos todos remunerados legitimamente pelo trabalho que prestamos, mas escolhemos mais do que uma vaga de emprego: é uma missão, a partir de uma vocação que cada um tenha para servir à sociedade”, pontuou o governador em sua fala.

O processo

Os novos soldados foram aprovados pelo CBFPM 2021/2022. A formação começou no dia 1º de agosto de 2022, após nomeação no início de julho do ano passado. Ao todo, foram 1745 horas de aula, divididas em três módulos, com encontros presenciais e na modalidade de EAD (Educação à Distância) em ambientes virtuais de aprendizagem.

Entre as disciplinas formativas, foram contemplados temas como Uso da Força e da Arma de Fogo, Direito Penal, Ética e Cidadania, Relações Humanas, Suporte Básico da Vida em Urgências e Emergências e Mediação de Conflitos. Além delas, os novos PMs também participaram de estágios supervisionados, nos quais foram empregados no policiamento ostensivo de municípios como Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Santa Maria e Gramado.