LITORAL NORTE

Adolescente suspeito de planejar ataque contra escola é encaminhado à FASE

Também foi decretada prisão preventiva dos pais do adolescente

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Osório decretou nesta quarta-feira (12) o recolhimento à FASE do adolescente suspeito de planejar possível ataque em uma escola de Maquiné, litoral norte do Estado. Além disso, foi decretada prisão preventiva dos pais do adolescente.

A decisão é da Juíza Conceição Aparecida Canho Sampaio O processo envolvendo os pais segue agora para a Vara Criminal da Comarca de Osório. Com relação ao adolescente, o processo tramitará no Juizado da Infância e Juventude também do Foro local.

O caso

Um adolescente de 14 anos foi apreendido na noite de terça-feira (11). Ele é suspeito de envolvimento no planejamento de um possível ataque a uma escola de Maquiné, no Litoral Norte. Segundo a Polícia Civil, a apreensão ocorreu por ato análogo ao terrorismo.

Ainda conforme a investigação, ele admitiu o planejamento do ataque, que ocorreria na manhã desta quarta-feira (12). O plano era orientado por um adolescente paranaense, já apreendido pelas polícias Civil e Federal.

A Polícia Civil relata que o adolescente participava de grupos que fomentavam e discutiam ataques. Diferente do caso de Caxias do Sul, não houve ameaças. Esse adolescente não realizou nenhuma ameaça e planejava o ato de modo silencioso.

Além dos posts, foram recolhidos com o apreendido materiais de apologia ao nazismo. Havia bandeiras e fotos nazistas e fascistas, imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, além de simulacros de arma de fogo, facas, canivetes, fardas camufladas e capacetes.

O mandado de busca, foi cumprido pela Polícia Civil, através do Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e do 8º Batalhão da BM, na casa onde adolescente mora com os pais. Eles foram levados a prestar depoimento em Osório devido à farta quantidade de objetos encontrados no local.

A apreensão desta terça-feira é resultado de uma força-tarefa criada desde a apreensão do adolescente paranaense. Agora, a investigação busca descobrir se este caso de Maquiné tem ligação com os outros que surgem pelo Brasil, assim como com grupos neonazistas.