bairro farrapos

Três homens são presos com carga de fios furtados em Porto Alegre

A ação ocorreu após uma denúncia sobre muita fumaça nas imediações da nova Ponte do Guaíba, na zona norte de Porto Alegre.

Fios apreendidos em operação em Porto Alegre. Crédito: SMSeg POA/ Divulgação

Três homens foram presos com uma carga de fios furtados em Porto Alegre. A ação ocorreu após uma denúncia sobre muita fumaça nas imediações da nova Ponte do Guaíba, no bairro Farrapos, zona norte de Porto Alegre.

Ao chegarem ao local, agentes flagraram três indivíduos – de 32, 25 e 24 32 anos – descarregando um caminhão. O veículo estava lotado de fios pertencentes a empresas de telefonia. Ao todo, cerca de meia tonelada de itens que haviam sido retirados do patrimônio público foram recuperados, na maior apreensão de fios furtados no ano.

Além dos fios, a Guarda Municipal recuperou dois gabinetes de metal usados para a organização do cabeamento nas empresas de telefonia. “Este local funcionava como uma espécie de “desova” de fios e cabos, que depois seriam queimados e comercializados. Chama a atenção também o fato de um dos presos ser proprietário de um ferro-velho do bairro Anchieta”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Os suspeitos foram encaminhados ao sistema penitenciário. Eles responderão por receptação qualificada, um crime que prevê pena de três a oito anos de prisão. “Seguimos nos empenhando ao máximo para dar uma resposta à altura aos crimes de furto, queima e receptação de materiais em Porto Alegre. O trabalho é diário, tendo como base as informações obtidas pela inteligência, o uso da tecnologia e a integração das forças de segurança”, ressalta o secretário adjunto.

A população pode auxiliar por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.