MÚSICA POPULAR

UCS Orquestra apresenta espetáculo Bossa Nova pelo RS

Durante o mês de março, a orquestra realizará dez concertos gratuitos em diversas cidades.

Foto: Pedro Giles/Divulgação

Um dos gêneros musicais brasileiros mais populares, a Bossa Nova é foco do novo projeto do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC em parceria com a UCS Orquestra, o Bossa Nova no Rio Grande do Sul.

Durante o mês de março, a formação realizará dez concertos gratuitos nas cidades onde a Universidade de Caxias do Sul possui campus como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaporé, Torres, São Sebastião do Caí e Vacaria.

Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, os concertos terão como tema principal o movimento da Bossa Nova, tendo uma seleção de músicas com enfoque histórico e uma amostragem dos diversos períodos e estilos que estão contidos dentro do gênero.

Arranjos escritos especialmente para a formação da UCS Orquestra pelo músico Pedrinho Figueiredo, que também é solista nas apresentações, serão intercalados com textos que ilustrarão os diversos pontos de conexão da Bossa Nova com o Rio Grande do Sul.

O repertório selecionado para os concertos contempla quinze composições que fazem parte da história da Música Popular Brasileira, em especial do movimento da Bossa Nova. O programa inclui clássicos assinados por Tom Jobim como “Samba do Avião”, “Águas de Março”, “Triste” e “Wave”, esta em parceria com Vinícius de Moraes.

Dessa mesma dupla de compositores o repertório inclui ainda “Chega de Saudade”, “Garota de Ipanema” e “Outra Vez” (o calendário completo abaixo).

“O projeto Bossa Nova no RS foi um projeto idealizado pelo músico Pedrinho Figueiredo. Pedrinho é um virtuose e especialista na música popular brasileira. Desde que o ouvi pela primeira vez tocando com grandes artistas como Renato Borghetti e Daniel Sá tive o desejo de fazer música com ele. Há alguns anos atrás Pedrinho propôs que fizéssemos um espetáculo apresentando grandes sucessos da Bossa Nova numa releitura instrumental e fiquei muito empolgado com a possibilidade desta realização”, disse o maestro Manfredo Schmiedt

“Para esse espetáculo selecionamos 15 músicas as quais foram cuidadosamente arranjadas para sax ou flauta solo e um grupo de 14 músicos formado por cordas, sopros, violão e bateria. Com destaque nas obras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes É com grande alegria que convido a todos para assistirem esse espetáculo”, completou.

Bossa Nova no RS – Calendário das apresentações:

16 de março – Quinta-feira – Torres

Hora: 19h30
Local: SAPT – Sociedade Amigos da Praia de Torres

19 de março – Domingo – Vacaria

Hora: 18 horas
Local: Auditório da Casa do Povo

23 de março – Quinta-feira – Nova Prata

Hora: 20 horas
Local: Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo

27 de março – Segunda-feira – Guaporé

Hora: 20 horas
Local: Local: Auditório do Campus Universitário de Guaporé – RS 129, Km 119, Distrito de Colombo, Guaporé, RS

30 de março – Quinta-Feira – Canela

Hora: 20 horas
Local: Auditório da UCS Região das Hortênsias