Caso Paola

Três são condenados por execução filmada de jovem em Porto Alegre

O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri da 4ª Vara do Júri de Porto Alegre, que é especializada em feminicídios. 

Créditos: Juliano Verardi

Três dos seis acusados de matar e esconder o cadáver de uma jovem de 18 anos foram condenados pela morte de Paola Avaly Corrêa. O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri da 4ª Vara do Júri de Porto Alegre, que é especializada em feminicídios. 

Paola Avaly Corrêa foi executada e teve a morte filmada e divulgada em aplicativos de mensagens e nas redes sociais. O caso ocorreu em 2018, na Vila Tamanca, bairro Lomba do Pinheiro, zona leste de Porto Alegre

Dois réus foram condenados pelos crimes de feminicídio e ocultação de cadáver, enquanto o terceiro por homicídio simples e ocultação de cadáver. Vinicius Matheus da Silva recebeu pena de  28 anos de reclusão; Carlos Cleomir Rodrigues da Silva 16 anos e 2 meses de reclusão e Paulo Henrique Silveira Merlo foi condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão. Eles estavam presos desde 2018. 

Na quinta-feira (2), será a vez dos outros réus do processo Nathan Sirangelo, Bruno Cardoso Oliveira e Thais Cristina dos Santos. O julgamento ocorrerá no 6º andar do Foro Central I.

O caso

Conforme a denúncia do MP (Ministério Público), a vítima foi raptada no dia 13 de maio de 2018. Em seguida, ela foi amarrada, jogada em uma cova feita num matagal e alvejada com tiros de arma de fogo. O corpo foi deixado no local e achado quatro dias depois, na Vila Tamanca. A morte foi causada por ferimentos no cérebro.

Segundo a Polícia Civil, a ordem para que a vítima fosse morta partiu do então namorado da vítima, Nathan Sirangelo, de dentro da Cadeia Pública de Porto Alegre. Ele cumpria pena por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio. Ainda conforme a polícia, mesmo assim, ele administrava uma facção criminosa no bairro Bom Jesus, também em Porto Alegre.