BOLETIM METEOROLÓGICO

Tempo: Próximos dias serão marcador por calor e chuva expressiva no RS

Segundo o boletim meteorológico, o tempo vai seguir abafado em grande parte do Rio Grande nos próximos dias.

Foto: Fernando Dias/Seapdr

O tempo vai seguir abafado em grande parte do Rio Grande nos próximos dias. O cenário muda um pouco com o avanço de uma frente fria.

Segundo o boletim meteorológico divulgado pela Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), os próximos sete dias permanecerão quentes e ocorrerão chuvas expressivas, mas ainda irregulares, no Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira (17), a presença da massa de ar quente e úmido manterá grande variação de nuvens, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva na Região Sul, na Campanha, Fronteira Oeste e parte da Região Central. À tarde o calor ganha força na Região dos Vales, Região Central e Região Metropolitana.

No sábado (18), o deslocamento da frente fria provocará chuva em todo o Estado, segundo o boletim. No domingo (19), o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade da maioria das regiões do Rio Grande do Sul, mas ainda ocorrerão pancadas de chuva isoladas na Serra e no Norte do Estado.

Na segunda (20) e terça-feira (21), o ar quente seguirá predominado, com tempo firme e temperaturas acima de 35°C na maior parte do Rio Grande do Sul, destacou o boletim.

Porém, a aproximação de uma nova frente fria vai provocar pancadas de chuva e trovoadas na Fronteira Oeste e Campanha, com possibilidade de temporais isolados nestas regiões.

Na quarta-feira (22), o deslocamento da frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com risco de tempestades isoladas, sobretudo em cidades localizadas na Região Central, Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Norte do Estado.

Conforme a Seapi, os volumes de chuva previstos deverão oscilar entre 15 e 30 mm na maioria das regiões do Rio Grande do Sul.

No Vale do Uruguai, Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Região Sul são esperados volumes de chuva mais elevados, que devem oscilar entre 30 e 50 mm, mas poderão superar 60 mm em algumas localidades.